domingo, fevereiro 12, 2006

Será que é desta?!




José Sócrates lançou mais um programa...desta vez tem o pomposo nome de Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa.

Aparentemente inclui 10 medidas cujo objectivo é reduzir a burocracia nas empresas e promover o desenvolvimento económico, recorrendo para isso sobretudo às novas tecnologias de informação.

Após a implementação deste programa supostamente será possível, por exemplo, que as empresas que lidam com exportações substituir os procedimentos em papel por operações informatizadas possibilitando aos serviços aduaneiros responder num prazo máximo de 4 horas. Será ainda possível realizar a alteração ou o fecho de actividades económicas e fundir ou separar sociedades pela Internet e muito mais...

De facto, é perfeitamente vergonhoso que um país europeu, como Portugal, em 2006 tenha ainda tantos serviços, procedimentos e processos administrativos baseados em papel!!

Esperemos sinceramente que este não seja mais um programa para ficar no papel e que se avance rapidamente com a implementação rigorosa e eficiente do mesmo, por forma a facilitar a vida aos cidadãos e às empresas deste país.

Afinal já há muitos anos que o problema para a implementação destas soluções não é tecnológico mas apenas de falta de vontade política!

E já agora um pensamento final: será também que a dificuldade de implementação de outros planos similares se deveu ao facto de haver muito gente que não tem interesse em que estes processos de automatizem e se reduza a ambiguidade? Porque afinal como é que se insinua, pela Internet, que um dinheirinho por fora aceleraria o processo???