sábado, fevereiro 25, 2006

Vale Manso






No fim-de-semana passado fiz uma 'escapadinha' para os lados de Abrantes, mais concretamente para Vale Manso.

Foi uma zona particularmente atingida pelos incêndios do Verão passado e é de facto devastador os efeitos do fogo numa zona que estaria totalmente verde nesta altura. Apesar disso a paisagem à volta da bacia da barragem de Castelo de Bode é fabulosa...

Uma das melhores caraterísticas é o total silêncio que o torna um local de eleição para descansar. Além disso fica bastante perto de Abrantes e Tomar, cidades com muitos motivos para uma visita.

Em Tomar gostaria de referir a Igreja de São Vicente, construída por altura de D. Afonso Henriques, que é um verdadeiro tesouro nacional. A Igreja é lindíssima contudo encontra-se num estado de degradação preocupante que me deixou a pensar sobre a (má) política de conservação de edifícios históricos em Portugal. Como referiu o conservador da Igreja, para o futebol há sempre dinheiro...Igualmente grave são os constantes roubos que a privam de vários dos seus (nossos..) tesouros!

Felizmente a minha visita seguinte em Abrantes deixou-me de melhor humor...O Castelo de Abrantes está num excelente estado de conservação e merece uma visita não só pelo interesse do próprio Castelo mas também pela magnífica paisagem que se pode observar da Torre de Menagem. Curiosamente nenhum destes monumentos se encontra referênciado no site do IPPAR...

Tomar tem também vários pontos de interesse mas o Convento de Cristo (1160) merece uma referência especial. O Convento é magnífico e devia ser visita obrigatória para todos os Portugueses. A charola românica deixa qualquer pessoa sem palavras...só visto!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »

2:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home