domingo, abril 23, 2006

Freakonomics (fenomenal!)




Eis o último livro que li. Foi uma compra feita do acaso: enquanto fazia tempo decidi entrar numa livraria, a capa captou a minha atenção, o tema forçou-me a folheá-lo e quando dei por mim estava a comprá-lo...E ainda bem!

De acordo com a definição clássica a Economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo da riqueza. Contudo, para Steven D. Levitt, considerado como 'uma das mentes mais brilhantes, objectivas e inovadoras da actualidade', a Economia permite descobrir o lado escondido de todas as coisas...

E é com esse objectivo que o autor coloca questões estranhas com respostas ainda mais surpreendentes. Eis algumas das perguntas (as respostas ficarão para quem quiser ler o livro...):

-O que é que os professores e os lutadores de Sumo têm em comum?

-Por que é que os traficantes de droga ainda vivem em casa dos pais?

-O que é feito de todos os criminosos?

Na realidade acho que as respostas são dadas não pela Economia, tal como a entendemos, mas antes pelas ferramentas que a mesma utiliza: a Estatística.

Trata-se de um dos livros mais interessantes que li nos últimos anos e mais não direi!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também li e partilho da mesma opinião. O livro é espectacular

11:01 da manhã  
Blogger AA said...

Caro Michelangelo,

Não leve o seguinte como pedantismo, mas esse livro é apenas de curiosidades, faltam-lhe princípios interpretativos. Recomendo-lhe os seguintes:

- "The Road to Serfdom" de Friedrich Hayek - se gostou do "1984" este é o livro "sério" que o antecedeu e deve constar da prateleira de qualquer amante da democracia; (também o The Constitution of Liberty, ou o The Fatal Conceit)

- "Economics in one lesson" de Henry Hazlitt. Divulgação económica, na linha de Bastiat e Adam Smith...

5:52 da tarde  
Blogger Michelangelo said...

Caro AA,

a minha formação principal é na área das Ciências Exactas e, entre elas, a Estatística e a Matemática.

Felizmente utilizando estas ferramentas é perfeitamente possível analisar factos (aquilo a que você chama curiosidades) sem termos, nem devermos(!), recorrer a 'princípios interpretativos'.

Os números falam com exactidão e a eles não se associam ambiguidades.

Os seus 'princípios interpretativos' é que podem originar diferentes interpretações aos resultados obtidos.

Relativamente ao livro em causa, posso apenas presumir que não o leu. Aconselho que se informe melhor sobre o percurso de Steven Levitt e perceberá rapidamente que as 'curiosidades' descritas no livro foram alvo de anteriores estudos de elevada qualidade científica.

Têm, de facto, esse problema para os 'comentadores/especialistas' que é serem baseados em números e análises estatísticas cientificamente provadas mas que são particularmente trabalhosas de obter. E, normalmente, trabalho aborrecido é algo que esses 'gurus' não estão dispostos a ter...

Devo confessar que a recomendação do livro de Von Hayeck não me surpreendeu...presumo que gostaria de acrescentar também os nomes de Milton Friedman e James Buchanan.

Estou perfeitamente informado sobre as teorias do Liberalismo Económico mas, de qualquer forma, agradeço as suas preocupações sobre as minhas escolhas literárias.

Aproveito também para recomendar as seguintes leituras:

'An Empirical Analysis of Imprisoning Drug Offenders', Steven D. Levitt no Journal of Public Economics

'Using Electoral Cycles in Police Hiring to Estimate the Effect of Police on Crime', Steven D. Levitt na American Economic Review 87

8:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home