sábado, junho 24, 2006

Já estamos nos oitavos!




E é já amanhã que se disputa a partida dos oitavos-de-final entre Portugal e Holanda.

Portugal no primeiro jogo do mundial entrou muito bem no jogo mas após o golo, ao contrário do que se esperava, deixou Angola controlar a partida. Os nervos do primeiro jogo juntamente com a ausência de Deco e Costinha que induscutivelmente dão outra consistência ao meio-campo português, foram evidentes.

O jogo seguinte foi o melhor desta fase para Portugal. Frente ao Irão, Portugal baseou a sua equipa nos jogadores que foram campeões europeus pelo FC Porto e vice-campeões europeus no Euro-2004.
O trio Costinha, Deco e Maniche deram grande equilíbrio ao jogo de Portugal e o domínio do jogo foi quase completo. Realce também para as boas exibições de Figo, Miguel e Ricardo Carvalho.

No último jogo, e apesar da ausência de vários titulares, Portugal conseguiu vencer o adversário mais cotado do grupo. A primeira meia-hora de Portugal foi simplesmente brilhante e extremamente eficaz.
A ganhar por 2-0 Portugal sofreu a pressão do México que estava dependente do jogo Angola-Irão para continuar no Mundial. Nessa altura a defesa foi posta à prova e foi visível a inadaptação de Caneira à posição de lateral esquerdo o que, por sua vez, provocou vários desiquilíbrios na defensiva nacional.

Apesar de, no geral, não ter sido o melhor jogo de Portugal no Mundial é preciso referir que o adversário está entre os 8 melhores no ranking da FIFA e jogou com todos os habituais titulares que Ricardo La Volpe tinha disponível.

Tendo terminado esta 1ª fase podemos afirmar que, em termos de resultados, a prestação de Portugal foi irrepreensível: 3 jogos resultaram no mesmo número de vitórias. Em termos exibicionais nota-se que Portugal está num claro crescendo de forma sendo também visível a prepoderância que Deco, Costinha e Figo têm na equipa.

Resta então esperar que amanhã Portugal faça um bom jogo e consiga ganhar à Holanda!

Viva Portugal!