A Madeira e as suas Relações Internacionais
Durante várias décadas milhares de Madeirenses, sobretudo por razões económicas, viram-se obrigados a emigrar. Foram vários os países de eleição dos quais se destacam, pela dimensão da comunidade madeirense presente, a Venezuela, África do Sul e Brasil entre muitos outros.
Em todos estes países existe uma característica comum associada, pelos próprios naturais desses países acolhedores, às comunidades madeirenses: a vontade de prosperar através do trabalho árduo. Essa característica permitiu a muitos madeirenses se tornarem membros influentes das comunidades onde estão inseridos.
Actualmente existem alguns programas de âmbito cultural, patrocinados pelo Governo Regional da RAM que, apesar de não conhecer a sua eficácia, merecem, no plano teórico, o meu apoio. Contudo, julgo existir um enorme potêncial, a nível económico, junto destas comunidades que devem ser aproveitadas pelo Governo Regional e pelos empresários insulares.
A Madeira com cerca de 260 000 habitantes tem um mercado interno muito limitado, pelo que o crescimento da economia regional passa pela capacidade de inovar e exportar os seus produtos.
Nesse sentido gostaria de salientar as iniciativas da Empresa de Cervejas da Madeira e dos Supermercados Sá que decidiram apostar no mercado continental aproveitando o nicho de mercado existente, que são os madeirenses aí residentes.
O que proponho é expandir este tipo de iniciativas aos países que possuem as tais importantes comunidades madeirenses. Dessa forma tornar-se-á possível aumentar as exportações da RAM aproveitando nichos de mercado específicos.
Por outro lado, julgo que compete ao Governo Regional promover a Madeira como mercado a investir junto de empresários madeirenses a residir no estrangeiro, salientando as mais-valias e benefícios, nomeadamente associados à Zona Franca da Madeira. Essa promoção poderia permitir também atrair empresários naturais dos próprios países onde existem comunidades madeirenses.
2 Comments:
Já foste ao Campo Pequeno comprar uma Coral Tónica ou uma Brisa Maracujá?
Ainda hoje passei por lá mas não tive tempo de dar lá um salto...mas amanhã não falha! eheh
Enviar um comentário
<< Home