sexta-feira, julho 21, 2006

Momento para reflexão e análise

O nº697 da revista Visão trazia uma entrevista que considero extremamente interessante com Ricardo Reis, Economista a leccionar na Universidade de Princeton.

Nessa entrevista o reputado jovem economista defende que o Estado Português deve, como medida para impulsionar a economia, baixar os impostos; é favorável à criação de uma taxa fixa de IRS única para todos pois, do seu ponto de vista, a taxa progressiva actual desincentiva o trabalho.

Gostaria de transcrever um excerto que julgo interessantes e digno de uma análise profunda.

Em relação ao IRS Ricardo Reis opina:

'...Há uma proposta ainda mais radical, que nunca foi experimentada: taxar, não o rendimento, mas o consumo, cobrando apenas IVA. O rendimento é igual a consumo mais poupanças, logo o IRS está a taxar consumo e a poupança. Quando se cobra IVA taxa-se apenas o consumo. Mas toda a poupança será consumo futuro. Se cobro IRS e IVA, estou a taxar duplamente as poupanças e a criar uma grande distorção. Há economistas que calculam que, se substituíssemos um imposto sobre o rendimento por um único imposto sobre o consumo, que permitisse a mesma receita, um país seria 20%, 30%, 40% mais rico.'