sexta-feira, agosto 11, 2006

Momento para reflexão e análise

'De que trata realmente a Economia?

...Todavia, ouve-se muitas vezes os ditos especialistas queixarem-se de que os impostos sobre a condução ou sobre a poluição são maus para a economia. É aflitivo.

Mas o que é «a Economia»? Se passar algum tempo a ver o canal Bloomberg ou a ler o Wall Street Journal, pode ficar com a impressão errónea de que «a Economia» é um punhado de estatísticas aborrecidas com nomes como PIB (produto interno bruto).

O PIB mede o custo total de tudo aquilo que é produzido, no plano económico, durante um ano - por exemplo, outro cappuccino acrescentaria 2,55 dólares ao PIB - ou um pouco menos, se alguns dos ingredientes forem importados.

E se você acha que isto é «a Economia», então os especialistas podem ter razão. Um imposto sobre a poluição era capaz de reduzir um valor como o PIB. Mas quem se importa com isso? Os economistas de certeza não. Sabemos que o PIB mede montes de coisas que são prejudiciais (vendas de armas, construções de má qualidade e as subsequentes reparações dispendiosas, despesas em transportes) e passa por cima duma imensidão de coisas que são importantes, como tomar conta de crianças ou ir dar um passeio nas montanhas.

Uma grande parte da Economia tem muito pouco a ver com o PIB. A Economia versa sobre quem recebe o quê e porquê. Nesse sentido, o ar puro e o trânsito fluente são parte «da Economia». É possível que a cobrança pelo congestionamento aumentasse o PIB porque as pessoas chegariam mais depressa ao trabalho e produziriam mais, e os preços nas lojas seriam mais baixos devido à distribuição mais eficiente. Mas é perfeitamente possível que a cobrança pelo congestionamento reduzisse o PIB. Na realidade, isso não faz a mais pequena diferença. Sabemos, com toda a certeza, que isso nos beneficiaria de um modo mais significativo: abrir-nos-ia muitas novas opções sobre onde ir e sobre o que fazer.

A vida é muito mais que aquilo que é registado nos livros de contabilidade. Até os economistas sabem isso.'


in 'O Economista Disfarçado' de Tim Harford