quinta-feira, outubro 12, 2006

E ainda a qualidade da praia de Machico

Não pude deixar de conter um sorriso triste ao acompanhar esta pequena novela entre Emanuel Gomes e Bernardo Martins sobre o tema da qualidade da praia de Machico.

Para começar gostaria de referir que das duas vezes que, neste Verão, estive a passear pela promenade da cidade de Machico pude verificar junto do calhau a presença de várias ratazanas. Isso, só por si, deve servir como indicador da qualidade da praia de Machico… pelo menos para mim e para os meus familiares serviu! Não tenho a mínima dúvida de que Machico, com a sua magnífica baía, tem todas as condições para se tornar, de longe, na melhor praia da Madeira. O primeiro passo foi já feito com a construção da promenade e a requalificação de toda a zona à beira-mar.

Neste momento torna-se necessário enfrentar, provavelmente, o último problema: a qualidade da água da praia que tem sido o 'calcanhar de Aquiles' de há muitos anos a esta parte. Lembro-me perfeitamente de durante vários anos, tipicamente em fins de Agosto, e inclusive no tempo da presidência de Bernardo Martins, serem efectuadas descargas dos esgotos do Hotel Dom Pedro directamente para a praia impossibilitando, como é óbvio, a utilização da praia por várias semanas.

Não é pois nenhuma novidade para os Machiquenses a existência deste problema recorrente. Resta então 'apenas' resolvê-lo! Para tal será necessário determinar, com precisão, a fonte da poluição das águas e eliminá-la.

Relativamente à novela propriamente dita, gostaria de frisar o seguinte:

1- Caro Sr. Presidente, o facto da análise em determinada data ter tido bons resultados não invalida que antes ou depois as análises tenham maus resultados. Caso tenham havido análises com maus resultados, caberia à edilidade informar os utentes da praia para evitar situações que pudessem perigar a saúde dos mesmos. Esconder a sujidade debaixo do tapete nunca foi solução…

2- Não consigo perceber a relação entre a contínua ineficácia na resolução deste problema com o facto de Bernardo Martins ter sido derrotado em duas eleições consecutivas(?!!). Caro Emanuel Gomes, o povo de Machico já avaliou o trabalho dos edis anteriores, agora é você que está a ser avaliado. E garanto que tentar culpar as governações anteriores, sobretudo ao fim de 2 mandatos, não fica nada bem. E se os problemas não forem resolvidos o seu poderá também ser um mandato de má memória…

3- Finalmente, e num aparte, gostaria de congratular a actual governação camarária por ter, finalmente, conseguido dar nomes às ruas da cidade de Machico. Não que seja uma tarefa particularmente exigente mas, e fica aqui a lição para o Sr. Bernardo Martins, mesmo numa altura de apertos orçamentais é possível fazer, pelo menos, as pequenas coisas…


Miguel Santos in DN-Madeira, 11/11/2006