domingo, novembro 19, 2006

Novas regras para o transporte aéreo



De acordo com o DN-Madeira o governo da república prepara-se para alterar as regras do transporte aéreo para a Madeira. A principal alteração será o facto do estado passar a pagar as ajudas compensatórias directamente aos utentes em vez de o fazer às companhias aéreas (ou seja à TAP...).

Já anteriormente tinha escrito alguns posts em que analisava as desvantagens competitivas da Madeira devido à situação do porto do Funchal e dos transportes aéreos.

Uma primeira análise ao conteúdo da notícia merece-me uma completa aprovação desta alteração. Actualmente os apoios eram pagos directamente às companhias aéreas que cumprissem os critérios de serviço público, o que implicava que para tal as companhias aéreas necessitassem de voar diariamente para a Madeira.

Na prática esta regra conduziu a um asfixiar da concorrência porque apenas a TAP tinha condições de garantir os critérios associados ao serviço público!

Espero assim que esta nova regra permita um ressurgir de novas companhias aéreas e um aumentar da concorrência nas ligações Madeira-Portugal Continental com a respectiva queda dos preços pagos pelos consumidores que actualmente são verdadeiros roubos, quando comparados com outras viagens no espaço europeu.

Finalmente merece-me especial preocupação as recentes movimentações para aquisição da Portugália pela TAP que irá reduzir ainda mais a concorrência. Estou curioso para saber a opinião da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre esta operação...