domingo, janeiro 11, 2009

Actuações Policiais e a Comunicação Social

Em Portugal sente-se um aumento da insegurança devido a um aparente aumento dos crimes, nomeadamente dos crimes violentos.

As nossas polícias têm de enfrentar este novo desafio mal equipadas, indevidamente formadas, com ridículos subsídios de risco e muitas vezes sem o apoio inequívoco das autoridades políticas responsáveis.

Mas ainda mais inacreditável é a atitude quase generalizada da comunicação social em relação às intervenções da nossa polícia onde, devido às circunstâncias, se vêm obrigadas a usar das suas armas.

Exemplo paradigmático foi o que se passou no domingo passado na Quinta da Lage onde, após uma perseguição policial a uma viatura roubada por 4 pessoas, foi morto um adolescente de 14 anos.

Inevitavelmente nestes situações existem sempre duas versões: a da polícia e a dos criminosos.

Mas inevitavelmente a comunicação social dá muito mais relevância à versão dos prevaricadores do que à dos polícias e inclusivé, não raras vezes, coloca em causa a versão dos polícias.

Foi isto mesmo que se passou no caso da Quinta da Lage, onde na maioria dos telejornais se dava particular relevância à versão dos familiares e amigos do criminoso na qual, como é comum, o jovem é retratado como um cidadão exemplar apanhado nas mãos de uma polícia criminosa e sem escrúpulos.

A questão que me vem à mente é: o que fazia tal cidadão exemplar dentro de um veículo roubado?

Obviamente que num corpo policial, como em qualquer organização, podem existir elementos menos dignos e cumpridores. Sou também da opinião que num caso de tiroteio, sobretudo com vítimas, deve ser feita uma investigação isenta com as necessárias repercussões após as conclusões dessa investigação.

Contudo o que não posso concordar é com esta tendência para desacreditar à partida a versão policial e apoiar a versão dos criminosos, tranformando-os não raras vezes em vítimas.

Etiquetas: