terça-feira, janeiro 11, 2011

Clubes Profissionais de Gestão Amadora

Apesar de ser adepto do futebol como modalidade sempre fui contra os apoios financeiros que o Governo Regional desbarata com os clubes profissionais.

Se estes apoios eram já um absurdo quando o país e a região viviam uma situação económica favorável, na actual conjuntura em que o Governo Regional se prepara para aplicar medidas de contenção e austeridade graves para com os cidadãos julgo injustificável que continuem estes apoios para o desporto profissional e sobretudo para o futebol.

Esta remodelação profunda no sistema de apoios torna-se mais urgente quanto facilmente se percebe que os clubes já nem fazem o mínimo esforço para angariar verbas próprias e limitam-se a esbanjar o dinheiro dos contribuintes.

Como se não bastassem as contas dos clubes que demonstram que a quase totalidade, mesmo com constantes apoios governamentais, estão tecnicamente falidos deparei-me recentemente com uma situação que reforçam a ideia do amadorismo na gestão dos clubes.

Sendo Maritimista, e uma vez que em 2010 se celebrava o centenário do clube, decidi adquirir uma camisola do clube. Como por razões profissionais estou ausente da região fui ao site do clube na Internet e constatei que havia a loja do clube online onde a mesma podia ser adquirida.

Procedi à encomenda preenchendo tudo o que me foi solicitado há vários meses atrás e nunca recebi a referida camisola!

Como achei esta situação absurda decidi investigar os sites dos dois clubes que mais apois recebem: CS Marítimo e CD Nacional.

Verifico que através do site do Marítimo não é possível efectuar um pedido para se tornar sócio…podemos renovar e pagar quotas mas novos sócios pelos vistos têm de ir à sede do clube. Nos tempos que correm é simplesmente ridículo.

O caso do Nacional é ainda pior: o site custa a abrir, quando abre dá frequentemente erros e tem uma página para a loja online que simplesmente não funciona…

Considero o caso do Marítimo mais grave pelo simples facto de ser um clube que tem uma base de adeptos bem superior à do seu rival nomeadamente entre as comunidades de emigrantes madeirenses.

Entre várias medidas que quem gere o Marítimo devia tomar para maximizar todo esse potencial – e sobre as quais não me vou para já debruçar porque tornaria este artigo demasiado longo – possuir um site na Internet que facilite a angariação de novos sócios e a aquisição do merchadising do clube é um ponto essencial nos dias de hoje!

Etiquetas: ,