sexta-feira, outubro 12, 2007

Segurança Social à Japonesa



Chocante!

Este é de facto o melhor adjectivo para classificar a notícia que vinha ontem no Herald Tribune.

A tal notícia (Japanese Harsh Walfare)descrevia a descoberta de um diário de um homem que tinha morrido à fome numa plena cidade japonesa, após lhe ter sido cortado o subsídio da segurança social.

Mais chocante é, ao continuar a ler a notícia, descobrir que se trata da terceira pessoa que morre pelas mesmas razões nos últimos três anos.

Obviamente que estes acontecimentos se devem a contigências muito específicas das sociedades e mentalidades nipónicas: no Japão, ao contrário do que muitas vezes se passa em Portugal para o bem e para o mal, ter que recorrer à segurança social é vergonhoso.

Para quem tenha tido contacto com Japoneses em ambiente laboral não estranhará esse facto uma vez que eles praticamente vivem para trabalhar.

E de facto parece ter sido isso que aconteceu com o malogrado: a vergonha impediu-o de recorrer a vizinhos ou mesmo familiares para o ajudarem naqueles momentos de dificuldades.

Foi pois com naturalidade que, ao ler esta notícia, me pus a pensar sobre as vantagens e desvantagens do sistema de segurança social.

É senso comum que num sistema deste tipo haverá sempre pessoas a se tentar aproveitar do mesmo e que, até certo ponto, poderá funcionar como um desencentivo ao trabalho (esta é claramente a maneira de pensar standard dos japoneses e americanos).

Contudo o facto de, num momento pontual de dificuldade, uma pessoa ter um apoio para se voltar a erguer é uma grande vantagem e impede situações como as acontecidas no Japão...

A grande dificuldade, como é normal neste temas complexos, é encontrar o ponto de equilíbrio do sistema por forma a que as desvantagens não se sobreponham às vantagens!

Etiquetas: ,