terça-feira, novembro 20, 2007

Acesso à Internet na CPLP




Nos últimos tempos tem existido um grande debate em relação à Blogosfera e aos comentários anónimos.

Mesmo ao nível de vários países, como Itália, França e mesmo Portugal, vários governos têm afirmado o seu interesse em controlar de alguma forma este meio de comunicação.

Apesar de concordar que este é um meio de se puder dizer o que se quer, podendo eventualmente cair na difamação sem fundamento nem provas, sou da opinião que as vantagens superam largamente as desvantagens.

Consigo também compreender como a Blogosfera, em Governos frágeis e com uma certa tendência ditatorial ou de censura, pode ser extremamente incómoda: é virtualmente impossível ser controlado por um pequeno grupo ligado ao poder!

Mas toda esta problemática fez-me pensar sobre o peso real que a Blogosfera teria nos países que constituem a CPLP. O facto mais importante para efectuar essa análise é indubitavelmente o acesso à Internet que existe em cada um desses países.

Recorri para obter essa informação a uma página que permite efectuar análises estatísticas. Infelizmente não possuia dados sobre Timor Leste mas, apesar disso, permite ficar com uma excelente ideia sobre a penetração da Internet nos países que constituem a CPLP.

A conclusão é que, pelo menos até 2004, a penetração, especialmente nos páises africanos, fica ainda muita aquém de valores que se encontram para os páises mais desenvolvidos do mundo. Obviamente que isso não constitui propriamente uma surpresa mas permite ficar com uma ideia da dimensão deste problema.

Alguma surpresa apenas para os excelente valores, quando comparados com os valores tipicos para os países do continente africano, de São Tomé e Princípe e mesmo Cabo Verde.

Mesmo tendo em conta que são países bastante pequenos não deixa de ser interessante o que tem sido conseguido em termos de penetração da Internet...

Chegamos assim à conclusão que na CPLP a Blogosfera é um fenómeno que está ainda longe de poder influênciar grandes massa de população.

Infelizmente? Eu diria que sim, mas digam de vossa justiça!

Etiquetas: