domingo, novembro 11, 2007

CPLP e a Língua Portuguesa: Encarar a Realidade



Como referi no post anterior, um dos três objectivos da CPLP é a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

E, de facto, a necessidade de projectos de difusão da língua portuguesa, dentro dos próprios países que integram a CPLP, é um facto inegável.

Senão vejamos, de um universo de cerca de 224 milhões de habitantes (de acordo com os dados demográficos da ONU) as estimativas são de que apenas cerca de 210 milhões falem português. Pode não parecer uma estimativa muita má mas se nos recordarmos que Portugal e Brasil, em que 100% da população fala português, possuem uma população de cerca de 189 milhões rapidamente percebemos que do restante universo de 35 milhões apenas 13 milhões falam português, o que representa apenas 40% dessa população.

Do meu ponto de vista é urgente que esta situação seja rapidamente melhorada. Obviamente que, uma vez que todos os países da CPLP têm como língua oficial o Português, a tendência será para que toda a população passe a dominar a língua de Camões.

Ainda relativamente a toda esta problemática, não poderia deixar de referir o papel fundamental que a RTP-África e RTP-Internacional têm tido no papel da difusão do Português!

Contudo, é preciso ter noção que o acesso a estes canais pelas populações dos meios rurais africanos é basicamente nulo. Aqui outro tipo de projectos é necessário...


Links:

Departamento de Língua Românicas, Universidade de Helsínquia

English Made in Brazil


Referências:

Schütz, Ricardo. "O Inglês e o Português no Mundo." English Made in Brazil . Online. 4 de agosto de 2003.

Etiquetas: