quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Irresponsabilidade Social em Machico

Recentemente a maioria social-democrata que governa os destinos da edilidade machiquense chumbou uma proposta dos vereadores socialistas no sentido de ser efectuada uma ‘radiografia social’ ao concelho de Machico.

A realização de tal ‘radiografia’ permitiria ter uma noção clara e actualizada da situação social no concelho, detectando eventuais bolsas de pobreza ou situações problemáticas em termos de problemas socio-económicos.

Aliás, tendo em conta a actual crise económica mundial e os alertas de muitas instituições de solidariedade social, é lógico imaginar que o mapa da situação social esteja a sofrer uma mudança rápida, para pior.

Assim sendo, e como sou defensor da máxima que para se poder lidar de forma eficaz com um problema é necessário conhecê-lo, faria todo o sentido uma iniciativa deste genéro.

Mas o que diz o presidente da Câmara Municipal de Machico (CMM) para justificar o chumbo da proposta?

Argumenta que esse estudo já foi feito e portanto é conhecida a situação social actual do concelho? Não!

Diz que a CMM está atenta ao problema ou que tem um plano de acção para estes tempos particularmente difíceis? Também não!

O que Emanuel Gomes diz primeiro é, confundindo demagogicamente o plano político nacional com o plano local, que a concelhia do PS em Machico devia propôr ao Governo da República medidas positivas para os portugueses?!!

Meu caro senhor, a sua função é exactamente estar atento aos problemas do seu concelho e, independentemente de concordar com as medidas nacionais ou não, tentar melhorar a vida da população machiquense. Se é para dizer que o Governo da República é que deve resolver os problemas locais aconselho-o a demitir-se e entregar a governação do concelho, que até tem sido inexistente, ao governo central. Assim sempre se poupava no seu ordenado!

Seguidamente afirma ainda que não é competência das autarquias medidas de apoio social ?!!

Existem muitas medidas que, sendo competência integral da CMM, podem directa ou indirectamente contribuir para uma melhoria da situação social de Machico!

Uma vez que demonstra total falta de imaginação e criatividade na procura de solucões para os problemas do concelho só me resta perguntar: Sr. Presidente, para que é que se vai recandidatar??

Etiquetas: