domingo, fevereiro 01, 2009

Nem todo o dourado é ouro!




Sempre fui da opinião que a praia de Machico possui, de longe, o maior potencial entre as praias existentes na região: quer a extensão da praia quer a inegável beleza da baía representam enormes mais valias que devem ser maximizadas.

No fim da passada época balnear foi inaugurada, com a usual pompa e circunstância, a fantástica obra de colocar areia amarela na praia de Machico.

Gostaria de esclarecer que apesar de não ser contra a ideia de ter uma praia de areia em Machico considero que a areia amarela não é a melhor solução.

O uso de areia preta, que aliás já existe naturalmente na praia em causa, teria sido, do meu ponto de vista, muito mais benéfico. Para além de ter tido um custo muito inferior permitiria também diferenciar esta praia das restantes praias artificiais mantendo uma aparência mais natural.

No entanto a questão do tipo e cor da areia é o menos importante!

A questão realmente crucial para que a praia de Machico seja um sucesso, com capacidade para atrair milhares de veraneantes e, dessa forma, também contribuir para a revitalização do comércio local, é a qualidade da água!

E o primeiro passo para resolver esse inegável problema é encará-lo de frente. Mas o que se tem visto da actual administração camarária é tentar esconder o problema ou, como também já é hábito, argumentar que é um problema que herdaram de trás…Após dois mandatos é vergonhoso continuar a tentar culpar outros pela não resolução dos problemas do concelho! Neste caso não há areia dourada que esconda o problema!

Qualquer frequentador da praia de Machico, que não tenha interesses ocultos e pouco honestos, reconhece a existência deste problema. Mas o que ainda não foi esclarecido com clareza é a verdadeira causa do problema: enquanto uns acham que o problema está na ribeira; outros acham que o problema é dos esgotos da unidade hoteleira situada junto à praia; ou talvez seja de ambos.

Assim o que se torna crucial e urgente fazer para que a praia de Machico possa finalmente maximizar todo o seu potencial é, antes de mais, estudar o problema, talvez com o apoio de especialistas, para detectar a verdadeira causa da poluição. E após detectada a causa, resolvê-la!

E caso se confirme que o Hotel lá localizado tem também ‘culpas no cartório’ convém, em vez de o usar como bode expiatório como muitos fazem, usá-lo como aliado! Para além de ser a principal unidade hoteleira do concelho e um empregador importante, é também uma parte interessada na existência de uma praia de grande qualidade pois isso também serve como cartaz turístico.

Etiquetas: ,