quinta-feira, maio 28, 2009

Estratégia de Cooperação para a Defesa na CPLP

Como referi num post anterior termina hoje o 11º Encontro de Ministros de Defesa da CPLP.

Entre os 10 pontos na agenda chamo particular atenção para 3 pontos:

1- Centros de Excelência de Formação em Operações de Paz: pretende-se harmonizar os processos de intervenção em operações de paz e criar áreas específicas de excelência em cada um dos países. Assim enquanto um país se especializará na componente naval outro poderá se especializar nos fuzileiros, de acordo com as realidades desses países. Este aproveitamento de sinergias permitirá que a CPLP possua uma força eficiente e eficaz para actuar em cenários de operação de paz.

2- Análise das questões internacionais e das implicações político-militares no contexto regional: aqui é de salientar a atenção que será dada à questão da segurança marítima, que se tem tornado particularmente importante devido aos recentes casos de pirataria nas costas do continente africano. Aqui Brasil e Portugal têm um papel particularmente importante, quer em termos de dotação de meios e formação, pois as respectivas frotas navais são superiores e mais experientes do que a dos restantes países da CPLP.

3- Entendimento para a realização do exercício militar da série "Felino" 2009: estes exercícios são essênciais para operacionalizar os procedimentos e estabelecer um maior conhecimento entre as várias forças armadas de cada país.

Etiquetas: