segunda-feira, agosto 31, 2009

CEO da ZON 'inventa' nova tecnologia!

O CEO da ZON em entrevista ao programa da RTP-N decidiu inventar uma nova tecnologia: Fibra Coaxial!!

É realmente inacreditável as asneiras que uma pessoa consegue dizer quando decide falar daquilo que não percebe. Hilariante é ouvir o senhor a insistir que a tecnologia chama-se mesmo Fibra Coaxial...surreal!

Igualmente incrível é ninguém da ZON ter preparado o senhor para a entrevista por forma a evitar tal vexame.

Já agora fica o esclarecimento: não existe nem existirá nenhuma tecnologia chamada Fibra Coaxial! Existem redes baseadas em fibra ópticas ou em cabo coaxial.

O que provavelmente baralhou o senhor foi que a infraestrutura na qual se baseia a rede das operadores de cabo, tal como a ZON, é designada por HFC (Hybrid Fiber Coax)mas este termo tem um significado completamente diferente daquele que o Rodrigo Costa estava a dar a entender. Uma infraestrutura HFC é uma infraestrutura em que parte da rede (tipicamente a parte Core) é suportada em fibra óptica e a parte terminal da rede que liga os armários de rua até ao cliente final é suportada em cabo coaxial.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Não foi engano, é a (ridícula) estratégia comercial da zon.

Para fazer face à concorrência da MEO Fibra (óptica), a ZON quis também dizer que tem a oferta de fibra óptica, quando de facto não tem...

O objectivo da ZON é poder utilizar a infraestrutura da PT a baixo preço...

Ver mais aqui:

http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/fibra-optica-esta-mais-bamba/

7:51 da manhã  
Blogger Michelangelo said...

Viva Duarte! É sempre o prazer receber a tua visita.

Em relação ao teu comentário e ao teu post que tive o prazer de ler os mesmos merecem-me as seguintes notas:

1º- Aquilo que eu me quis referir foi ao completo desconhecimento das infraestruturas e sistemas de comunicação que o CEO da ZON demonstrou ao falar numa tecnologia que simplesmente não existe. O que a ZON usa é uma rede hibrida de fibra e coaxial (HFC).

2º- Esta questão da fibra tem sido colocada de forma errónea. Primeiro a fibra óptica não tem nada de novo e já é usada abundantemente nos backbones das redes de telecomunicações há muitos anos. O que está a ser feito de novo é levar a fibra óptica até à casa dos clientes aumentando exponencialmente a largura de banda no acesso. Uma anologia é imaginar o cobre actual como um caminho de cabras e a fibra como uma autoestrada de 6 faixas.

3º- Em relação à Madeira a PT tem já desde há vários anos muitos milhares de kms de fibra que constituem o 'Core' da rede. Para ser honesto tenho tb de referir que a ZON e a ZON-M estão tb a investir na instalação de fibra na Madeira e que a EEM tem tb muitos kms de fibra instalados.

4º- O MEO FIBRA é simplesmente levar o serviço MEO até aos clientes em fibra em vez de cobre. Isso aumenta imenso a qualidade do serviço e a capacidade de fornecer outros serviços.

5º- Uma boa parte da responsabilidade do que se passa em termos de concorrência no sector das telecomunicações em Portugal é culpa do PSD que vendeu a rede de telecomunicações à PT sem analisar o impacto que essa medida teria no sector.

10:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home