segunda-feira, setembro 28, 2009

Leitura dos Resultados das Eleições

Antes de mais, e em termos de resultados do acto eleitoral em si, o PS venceu estas eleições. Isto é indiscutível em termos aritméticos.

Para além disso, e como tinha aqui previsto sexta-feira, o CDS-PP tornou-se na 3ª força política parlamentar.

Julgo que uma boa parte dos votos do CDS-PP, como previ, foram transferidos do PSD. E tal como tinha suposto e desejado com este resultado o PS não tem necessariamente de estar refém do BE (até porque PS+BE não chegam para aprovar uma proposta na Assembleia da República).

Parece-me também claro que, apesar de uma importante subida do BE (duplicou o número de votos), esta força partidária pode se tornar irrelevante na Assembleia. A possibilidade de (mesmo que apenas) acordos pontuais do PS com o PSD e CDS, a conhecida anomisidade entre José Sócrates e Francisco Louçã, e o programa alucinado do BE levam-me a supor que o BE não entra nas contas de José Sócrates.

De salientar ainda as declarações de Manuela Ferreira Leite que, de acordo com a minha interpretação, deu sinais que poderia viabilizar pelo menos propostas fundamentais para tornar o País governável (entenda-se Orçamento).

Pacheco Pereira na SIC Notícias todavia tinha um discurso de completa oposição a qualquer tipo de acordo, inclusivé para a viabilização do Orçamento. Mas temos de nos lembrar que é o Pacheco Pereira que está a falar e portanto temos de dar um desconto!

Vamos a ver o que se vai passar a partir daqui...

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Arrastão said...

Desculpem o abuso. Mas só para informar que o Arrastão está a fazer um inquérito às intensões de voto nas próximas autárquicas em 38 concelhos. Funchal é um deles. Se quiserem ajudar a divulgar... Obrigado.

1:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home