quarta-feira, outubro 28, 2009

PS-M e a Realidade Virtual

Os resultados das últimas eleições legislativas e autárquicas vieram confirmar uma realidade: o PS-M tem vindo a perder expressão junto do eleitorado madeirense.

Após estes resultados (e em alguns casos mesmo antes…) não tardaram a aparecer várias pessoas a imputar total responsabilidade pela situação à actual direcção e, como não podia deixar de ser, a exigir uma mudança na liderança do partido.

Antes de mais queria deixar claro que, na minha opinião, a forma como João Carlos Gouveia conduziu o partido foi desastrosa: em vez de traçar uma estratégia de futuro para a Madeira insistiu em falar do passado; em vez de propor soluções vitimizou-se; em vez de tentar unir o partido promoveu divisões; em vez de abrir o partido à sociedade fechou-o. E o resultado foi que os Madeirenses simplesmente ignoraram o PS-M!

Mas não posso também permitir que seja branqueada a realidade. A verdade é que tanto é culpado João Carlos Gouveia como todos os principais elementos do PS-M: o primeiro é culpado pelas acções que tomou e os restantes são culpados por omissão.

Omissão porque após as eleições regionais antecipadas de 2007, e quando era preciso que todos aqueles que tinham um projecto para o PS-M e para a RAM se chegassem à frente e com coragem debatessem ideias e propostas, ninguém disse presente!

Apesar de muitos rumores sobre a possibilidade de candidatura de vários dos principais membros do PS-M a verdade é que ninguém avançou e decidiram entregar de bandeja o partido a João Carlos Gouveia que, honra lhe seja feita, corajosamente avançou.

Se a actual direcção é a prova que apenas coragem não basta também não é menos verdade que calculismos e tacticismos não galvanizam ninguém!

É preciso assumir com coragem aquilo em que se acredita, afirmar com frontalidade as ideias e propostas de cada um e ter a consciência que de um debate destes só enriquecerá o PS-M.

Espero pois que os erros do passado não se repitam e que esta seja uma oportunidade para todos aqueles que têm ideias e projectos para o dizerem bem claro.

Nada me agradaria mais do que ver surgirem mais candidaturas para a liderança do PS-M, com novos intervenientes e novas ideias. Dificilmente ganhariam? Provável mas ao menos forçariam um debate de ideias e propostas e não um debate sobre pessoas…e isso, julgo poder garantir, iria merecer a atenção da sociedade madeirense!

Etiquetas: