sábado, abril 24, 2010

A Madeira das Avessas



No passado dia 20 de Fevereiro abateu-se sobre a Madeira uma enorme tragédia que colheu a vida a várias dezenas de pessoas e causou prejuízos materiais extremamente avultados.

O fenómeno causador de tal catástrofe é por demais conhecido dos madeirenses: os aluviões.

Neste aluvião, tal como nos outros de um passado mais ou menos longínquo, a causa é sempre a mesma: uma elevadíssima precipitação num curto espaço de tempo aliada à orografia única da nossa região.

Infelizmente há muito pouco que possa ser feito para alterar a orografia da Madeira e ainda menos para impedir que caiam tais quantidades de chuva.

Resta-nos então estar cientes que estes fenómenos acontecem com alguma regularidade e tudo fazer para tentar minimizar os seus efeitos.

E foi isso que foi sendo denunciado durante vários anos pelos principais especialistas científicos nacionais e regionais como não estando a ser feito. Na opinião desses especialistas o mau planeamento urbanístico e as alterações nos cursos de água contribuiriam para o agravamento dos efeitos dos aluviões.

Apesar de, infelizmente, o tempo ter vindo a lhes dar razão parece que alguns dos principais dirigentes políticos insistem em não querer aprender a lição com quem, como ficou tristemente provado, sabe do que fala...

Assisto assim com perplexidade a uma tentativa de serem alguns políticos a definir as questões técnicas da reconstrução!

Não será já tempo de deixar os especialistas técnicos definir aquilo que é tecnicamente viável e aconselhável sem constrangimentos prévios de ordem política?!

Etiquetas: , ,