quarta-feira, abril 09, 2008

Toxicodependência? É prendê-los todos...

O PSD-M apresentou uma nova medida para combater o flagelo que se está a tornar a toxicodependência na Madeira: prender os consumidores?!!

Esta é uma medida emblemática da política social dos sociais-democratas madeirenses: tentar combater os problemas de hoje com medidas usadas à 20 anos e sem resultado.

De facto, a toxicodependência é um dos problemas cuja resolução é mais urgente porque está a destruir uma larga percentagem de jovens madeirenses que, ao mergulharem neste vício, comprometem todo o seu futuro e, por arrastamento, o futuro da Madeira.

Neste combate sem tréguas urge tomar medidas concretas mas eficazes:

1- Combater o grande tráfego: que enriquece senhores da Madeira Nova à custa da desgraça dos nossos jovens e das suas famílias, arruinando dessa forma o futuro da nossa ilha.

2- Campanhas de prevenção: campanhas frequentes destinadas sobretudo às escolas e aos locais frequentados por jovens. Campanhas que mostrem a verdadeira face da droga e da forma como destrói as pessoas.

3- Programa de reabilitação: dinamizar um programa de reabilitação aos toxicodependentes, com presença em todos os concelhos da Madeira. Melhor que mandar quem consome para a prisão onde continuarão a ter acesso à droga, é ter uma rede de centros de reabilitação de onde eles possam sair curados.

Durantes muitos anos a maioria que governa a nossa ilha, mesmo perante os gritos de alerta sobre este problema, fez de conta que não se passava nada, assobiando alegremente para o lado. E agora acham que a solução milagrosa para a resolução do problema da toxicodependência é prender as pessoas que consomem!

Isto seria o mesmo que criar uma lei que, para combater a pobreza, prendesse as pessoas que estão na rua a mendigar!!

Os problemas nunca se resolveram fazendo de conta que eles não existem nem penalizando as vítimas desses mesmos problemas.

Há quem defenda que a apresentação desta medida pelo PSD-M, uma vez que a região não tem poder legislativo para a implementar, visa, quando tal for rejeitado em Lisboa, culpabilizar o Governo central pelo não combate a este flagelo. E, uma vez mais, reivendicar mais autonomia para poder resolver mais eficazmente os problemas da Madeira.

Não quero acreditar que seja esse o objectivo porque, se assim fosse, podiam ter proposta uma outra medida sobre qualquer tema sobre o qual a região não tenha autonomia legislativa para atingir esse objectivo e que não fosse tão ridícula e ineficaz!

Sim, porque esta medida só pode ser interessante para o lobbie do betão: a única coisa que daqui pode resultar é a necessidade de construir mais prisões na Madeira para albergar todos os toxicodependentes...

É isto o melhor que esta maioria sabe fazer?!

Etiquetas: , ,