sábado, junho 05, 2010

Guerra DN-M vs JM

A demissão do director do DN-Madeira por de acordo com o mesmo estar a ser usado como bode expiatório pelo Governo Regional para manter o ataque àquele matutino e a ‘curiosa’ resposta do líder do executivo regional voltaram a colocar a actual situação da comunicação social regional na ordem do dia.

Em termos da imprensa escrita regional a situação caracteriza-se pela existência de dois jornais que competem entre si: de um lado o DN-Madeira (DN-M)que é completamente privado e do outro o Jornal da Madeira (JM) fortemente financiado pelo Governo Regional.

A situação agudizou-se mais recentemente devido ao facto do JM se ter tornado um jornal gratuito e pelo Governo Regional ter decidido acabar com qualquer tipo de publicidade institucional no DN-M em favor do JM e ter ‘sugerido’ a todos os serviços e instituições públicas regionais que deixassem de subscrever o DN-M.

Pessoalmente sou da opinião que nenhum órgão do Estado deve possuir, directa ou indirectamente, meios de comunicação social. Mas o que se passa na região é ainda mais grave que a simples posse de um meio de comunicação social.

O Governo Regional argumenta demagogicamente que pretende com o apoio ao JM ‘assegurar o pluralismo de opinião’. Contudo se compararmos os dois jornais rapidamente concluímos que se existe pluralismo de opinião é no DN-M pois no JM os artigos de opinião são todos, sem excepção, de apoiantes acérrimos do partido no poder e não existe sequer espaço para que eventuais leitores possam exprimir as suas opiniões! Tendo em conta que o JM é sustentado por todos os contribuintes acho esta situação inaceitável. Será para nem correrem o risco de terem que publicar alguma crítica ao partido no governo e à sua governação?

Relativamente aos cortes na publicidade e nas assinaturas do DN-M são práticas que vindo de quem vem não podem surpreender. Trata-se afinal do seu muito democrático e tradicional modo de operação…

No entanto não posso deixar de assinalar como também aqui não têm qualquer problema em prejudicar o cidadão normal para alimentar a sua guerra contra o DN-M. Basta recordar, por exemplo, o que se passou quando, após a tempestade de 20 de Fevereiro, os Horários do Funchal alteraram percursos e horários mas apenas fizeram publicar tais alterações no JM deixando muitos cidadãos leitores do DN-M (apenas o maior jornal da região…) na completa ignorância em relação a essas mesmas alterações. Um exemplo banal, dirão os caciques do regime, mas por isso mesmo bem elucidativo da realidade regional…

Assim torna-se claro que se algum dos jornais pode ser apelidado de ‘panfleto político’ não é com certeza o DN-M…

Etiquetas: ,