terça-feira, dezembro 19, 2006

3 weeks with my brother




Uma vez que estamos em época natalícia e as ideias para prendas por vezes escasseam aqui fica esta sugestão...

De facto é a primeira vez que leio um livro do Nicholas Sparks e devo dizer que excedeu todas as medidas e expectativas!

Escreve de forma simples sem contudo nunca perder a profundidade, ao mesmo tempo que nos faz reflectir...tudo isto condimentado com passagens de um humor delicioso.

Fiquei fã e recomendo vivamente a leitura.

CWNA: mais uma que já está!




Pois é...este era um tópico que já de há longo tempo me interessa: redes wireless.

Aproveitei o ritmo depois da certificação ccna e voilá!!

Agora é aproveitar as festas para retemperar forças e pensar nos próximos alvos (que já estão mais ou menos em mente...)

Power to Wireless!!

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Machico 50 anos atrás!



Com os meus agradecimentos ao meu amigo Luís Pedro por me ter fornecido o link para esta relíquia!

Rankings das Escolas

Devo afirmar que dou muito pouco valor aos rankings das escolas secundárias publicados pelo Ministério da Educação e largamente difundidos na comunicação social.

Primeiro porque, em termos estatísticos, a análise está longe de ser correcta pois o universo contém escolas em condições totalmente díspares. Por outro lado julgo que o que faz real sentido é avaliar a progressão dos alunos ao longo de cada ciclo educativo.

Este último modo de avaliar, obrigando que os professores de cada disciplina acompanhassem a mesma turma ao longo de cada ciclo, permitiria avaliar melhor a evolução de cada aluno e o real esforço de cada professor.

Apesar de tudo isso hoje dei por mim a olhar para o ranking publicado no Jornal de Notícias.

Surpreendentemente, porque contraria muito do que tenho ouvido por várias pessoas, verifiquei que os resultados das escolas açoreanas não são melhores que os das escolas madeirenses. Senão veja-se:

1- Melhor escola madeirense: Escola Básica e Secundária do Porto Moniz com a média de 11,75 e posicionada na 43ª posição.

2- Melhor escola açoreana: Escola Secundária Domingos Rebelo de Santa Cruz da Graciosa com a média de 10,51 e posicionada na 201ª posição.

3- Pior escola madeirense: Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com a média de 7,94 e posicionada na 570ª posição.

4- Pior escola açoreana: Escola EB 2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros da Povoação com a média de 7,67 e posicionada na 578ª posição.

De referir que antes da pior escola madeirense se consegue encontrar duas escolas açoreanas (a já referida da Povoação e a escola da Lages do Pico).

Finalmente para a média dos resultados das escolas obtém-se os seguintes valores:

Madeira 9,01

Açores 9,28

A diferença não é significativa, embora com ligeira superioridade das escolas açoreanas, mas nota-se uma maior discrepância entre os resultados das várias escolas açoreanas enquanto os resultados das escolas madeirenses é mais homogéneo.

Obviamente que seria bom se no próximo ano as escolas madeirenses conseguissem melhorar os seus resultados pois, ao contrário de alguns discursos demagógicos, a educação é um factor imprescindível para o crescimento económico, cultural e social.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Médicos Incompatíveis



Correia de Campos anunciou como "incompatível" o exercício de funções de coordenação e direcção em instituições privadas prestadoras de cuidados de saúde por profissionais de instituições integradas no SNS.

Se bem que do meu ponto de vista o Governo devesse proibir de todo a acumulação de funções por parte dos médicos no sistema público e privado, esta é uma primeira boa medida nessa direcção.

De facto, alguns comentadores afirmam que esta lei, se levada à letra, proíbe já os médicos do SNS de dirigir o seu próprio consultório.

Hilariante mesmo tem sido a reacção (esperada...) dos médicos e das suas associações. Obviamente contra e ameaçando que a aplicação desta medida poderá desestabilizar o sector...esperemos bem que sim!

Agora não há desculpas...



Maria José Morgado foi nomeada responsável por todos os processos do caso 'Apito Dourado'.

Nos últimos anos, desde que foi exonerada do cargo que desempenhava na PJ, ela tem primado pelo mediatismo e criticado de forma bastante intensa a corrupção nomeadamente no mundo do futebol.

Foram inúmeras as pessoas que a criticaram afirmando que quando teve poder para combater esse tal polvo nada tinha feito...

Eis que surge outra oportunidade, quiçá a última, e agora não há espaço para falhanços...para o bem do nosso país esperemos que faça um bom trabalho!

domingo, dezembro 03, 2006

The Devil Wears Prada



Esta sexta-feira fui ver 'O Diabo Veste Prada'. Um filme engraçado, sem ser extraordinário, que vale sobretudo pela actuação de Meryl Streep.

Mas fez uma coisa que julgo que um filme deve fazer: deixou-me a pensar. De facto a vida dita moderna impõe ritmos e horários laborais cada vez mais exigentes prejudicando, com muita frequência, a vida pessoal.

E levados neste ritmo acabamos muitas vezes por nem reflectir sobre estas questões.

Afinal trabalhamos para viver ou vivemos para trabalhar?