domingo, junho 25, 2006

Quartos cá vamos nós!!




Viva Portugal! Grande jogo com muito sofrimento e mandamos aqueles boers cabrões para casa!

Uma vergonha a falta de fair-play dos holandeses e a horrível prestação do árbrito que mereceu já, inclusivé, duras críticas do próprio presidente da FIFA.

Vamos agora esperar a rápida recuperação do Cristiano Ronaldo e que possa contribuir para mais uma boa exibição da selecção Portuguesa contra a Inglaterra.

Viva Portugal!!!

A Madeira e as suas Relações Internacionais



Durante várias décadas milhares de Madeirenses, sobretudo por razões económicas, viram-se obrigados a emigrar. Foram vários os países de eleição dos quais se destacam, pela dimensão da comunidade madeirense presente, a Venezuela, África do Sul e Brasil entre muitos outros.

Em todos estes países existe uma característica comum associada, pelos próprios naturais desses países acolhedores, às comunidades madeirenses: a vontade de prosperar através do trabalho árduo. Essa característica permitiu a muitos madeirenses se tornarem membros influentes das comunidades onde estão inseridos.

Actualmente existem alguns programas de âmbito cultural, patrocinados pelo Governo Regional da RAM que, apesar de não conhecer a sua eficácia, merecem, no plano teórico, o meu apoio. Contudo, julgo existir um enorme potêncial, a nível económico, junto destas comunidades que devem ser aproveitadas pelo Governo Regional e pelos empresários insulares.

A Madeira com cerca de 260 000 habitantes tem um mercado interno muito limitado, pelo que o crescimento da economia regional passa pela capacidade de inovar e exportar os seus produtos.

Nesse sentido gostaria de salientar as iniciativas da Empresa de Cervejas da Madeira e dos Supermercados Sá que decidiram apostar no mercado continental aproveitando o nicho de mercado existente, que são os madeirenses aí residentes.

O que proponho é expandir este tipo de iniciativas aos países que possuem as tais importantes comunidades madeirenses. Dessa forma tornar-se-á possível aumentar as exportações da RAM aproveitando nichos de mercado específicos.

Por outro lado, julgo que compete ao Governo Regional promover a Madeira como mercado a investir junto de empresários madeirenses a residir no estrangeiro, salientando as mais-valias e benefícios, nomeadamente associados à Zona Franca da Madeira. Essa promoção poderia permitir também atrair empresários naturais dos próprios países onde existem comunidades madeirenses.

sábado, junho 24, 2006

Já estamos nos oitavos!




E é já amanhã que se disputa a partida dos oitavos-de-final entre Portugal e Holanda.

Portugal no primeiro jogo do mundial entrou muito bem no jogo mas após o golo, ao contrário do que se esperava, deixou Angola controlar a partida. Os nervos do primeiro jogo juntamente com a ausência de Deco e Costinha que induscutivelmente dão outra consistência ao meio-campo português, foram evidentes.

O jogo seguinte foi o melhor desta fase para Portugal. Frente ao Irão, Portugal baseou a sua equipa nos jogadores que foram campeões europeus pelo FC Porto e vice-campeões europeus no Euro-2004.
O trio Costinha, Deco e Maniche deram grande equilíbrio ao jogo de Portugal e o domínio do jogo foi quase completo. Realce também para as boas exibições de Figo, Miguel e Ricardo Carvalho.

No último jogo, e apesar da ausência de vários titulares, Portugal conseguiu vencer o adversário mais cotado do grupo. A primeira meia-hora de Portugal foi simplesmente brilhante e extremamente eficaz.
A ganhar por 2-0 Portugal sofreu a pressão do México que estava dependente do jogo Angola-Irão para continuar no Mundial. Nessa altura a defesa foi posta à prova e foi visível a inadaptação de Caneira à posição de lateral esquerdo o que, por sua vez, provocou vários desiquilíbrios na defensiva nacional.

Apesar de, no geral, não ter sido o melhor jogo de Portugal no Mundial é preciso referir que o adversário está entre os 8 melhores no ranking da FIFA e jogou com todos os habituais titulares que Ricardo La Volpe tinha disponível.

Tendo terminado esta 1ª fase podemos afirmar que, em termos de resultados, a prestação de Portugal foi irrepreensível: 3 jogos resultaram no mesmo número de vitórias. Em termos exibicionais nota-se que Portugal está num claro crescendo de forma sendo também visível a prepoderância que Deco, Costinha e Figo têm na equipa.

Resta então esperar que amanhã Portugal faça um bom jogo e consiga ganhar à Holanda!

Viva Portugal!

Wild Swans




Cisnes Selvagens conta a vida de três gerações de mulheres na China: desde o período dos 'Senhores da Guerra' passando pelo período comunista com a sua extraordinariamente cruel 'Revolução Cultural', até aos dias de hoje.

Permite ficar a conhecer melhor um pouco da história do país mais populoso do mundo, desmistificando sobretudo o que foi realmente a experiência comunista na China com Mao Tse-tung. Foram tempos em que as pessoas tentavam de alguma forma sobreviver à violência física e mental aleatória...

Percebe-se rapidamente a razão porque este livro está traduzido em mais de 30 línguas e vendeu mais de 10 milhões de cópias!