sábado, dezembro 15, 2007

Música de Portugal: GNR

Etiquetas:

domingo, dezembro 09, 2007

Cimeira Europa-África




Terminou hoje a tão falada Cimeira Europa-África.

Tal como é usual neste tipo de cimeira os discursos de circunstância são mais que muitos, a expectativa criada enorme e a resolução dos problemas reais parece ao virar da esquina mas, infelizmente, tipicamente tudo isso acaba com o fim deste tipo de cimeira e muito pouco efectivamente muda.

Como é óbvio concordo que é urgente, quer para a Europa quer para Portugal, a criação de ligações constantes com África quer em termos económicos quer culturais.

Mas julgo que o que é mais urgente é acabar com as conversas demagógicas e com os fantasmas do passado e analisar os dados com rigor e determinação para mudá-los...Sim, porque os dados sobre África envergonham qualquer pessoa que tenha as mínimas preocupações humanitárias.

Para análise ficam os gráficos com a evolução da esperança de vida nos países que constituem a CPLP no período 1960-2004 e as previsões feitas pela Nações Unidas para 2010.

Importante sublinhar a triste evolução deste indicador para Angola, Moçambique e mesmo Guiné-Bissau.

Apesar de ser compreensível que durante os períodos de guerra colonial e civil a esperança de vida nestes países tivesse sofrido as normais consequências o mais alarmente é que, nas previsões da divisão de estatística das Nações Unidas para o período 2005-2010 as melhorias são quase nulas!

E que esperança pode ter um continente cuja população está condenada a uma morte precoce?! E sem este problema resolvido vale a pena se preocupar com outras questões??

Etiquetas:

domingo, dezembro 02, 2007

Rússia: um novo conceito de democracia

Este domingo decorreram as eleições para a Duma, a câmara baixa do parlamento russo, e a vitória do partido de Vladimir Putin, Russa Unida, é já mais que certa.

Mas a vida 'democrática' russa, desde que Putin se tornou presidente, tomou um rumo muito próprio. Desde a perseguição a qualquer tentativa de oposição política até o encerramento de orgãos de comunicação social esta democracia tem-se tornado cada vez mais musculada.

Para cúmulo, nestas eleições foi implementada uma nova lei que determina que partidos com menos de 7% de votos não terão representação parlamentar.

Entretanto já surgem rumores que, após abandonar a presidência, Putin pretende ser primeiro-ministro. Nota-se aqui alguma originalidade com os regimes ditatoriais tradicionais: em vez de se alterar a lei por forma a permanecer no poder Putin simplesmente vai alternando de cargo...

Realmente é necessário entender que Democracia é muito mais que apenas a realização de eleições. Passa também pela total liberdade de expressão; igualdade de oportunidade na apresentação dos programas partidários nos meios de comunicação social (sobretudo naqueles que são detidos pelo estado); não utilização de meios do estado para fazer campanha eleitoral.

E ao enumerar estas condições, que julgo necessárias para a existência de um verdadeiro estado democrático, não posso deixar de referir que as mesmas também estão longe de existirem nesta nossa ilha da Madeira...Se calhar serviu de inspiração a Vladimir Putin.