sexta-feira, abril 30, 2010

Alicia Keys Canta e Encanta no Pavilhão Atlântico





Tive o previlégio de assistir a um fantástico concerto de Alicia Keys esta noite em Lisboa.

Alicia Keys agarrou o público desde o primeiro momento e proporcionou um belissimo espectáculo.

A qualidade já conhecida mas uma vez mais demonstrada ao vivo só pode envergonhar alguns pseudo-cantores que por aí pululam sem conseguir entoar uma nota afinada ao vivo...

Etiquetas:

sábado, abril 24, 2010

A Madeira das Avessas



No passado dia 20 de Fevereiro abateu-se sobre a Madeira uma enorme tragédia que colheu a vida a várias dezenas de pessoas e causou prejuízos materiais extremamente avultados.

O fenómeno causador de tal catástrofe é por demais conhecido dos madeirenses: os aluviões.

Neste aluvião, tal como nos outros de um passado mais ou menos longínquo, a causa é sempre a mesma: uma elevadíssima precipitação num curto espaço de tempo aliada à orografia única da nossa região.

Infelizmente há muito pouco que possa ser feito para alterar a orografia da Madeira e ainda menos para impedir que caiam tais quantidades de chuva.

Resta-nos então estar cientes que estes fenómenos acontecem com alguma regularidade e tudo fazer para tentar minimizar os seus efeitos.

E foi isso que foi sendo denunciado durante vários anos pelos principais especialistas científicos nacionais e regionais como não estando a ser feito. Na opinião desses especialistas o mau planeamento urbanístico e as alterações nos cursos de água contribuiriam para o agravamento dos efeitos dos aluviões.

Apesar de, infelizmente, o tempo ter vindo a lhes dar razão parece que alguns dos principais dirigentes políticos insistem em não querer aprender a lição com quem, como ficou tristemente provado, sabe do que fala...

Assisto assim com perplexidade a uma tentativa de serem alguns políticos a definir as questões técnicas da reconstrução!

Não será já tempo de deixar os especialistas técnicos definir aquilo que é tecnicamente viável e aconselhável sem constrangimentos prévios de ordem política?!

Etiquetas: , ,

domingo, abril 18, 2010

O outro lado da tragédia

O dia 20 de Fevereiro de 2010 ficará na memória e nos registos escritos pelas piores razões.

Nesse dia uma tempestade de dimensões pouco frequentes na Madeira ceifou inúmeras vidas e causou enormes prejuízos materiais.

Quero no entanto louvar a atitude, determinação e coragem que os Madeirenses demonstraram desde a primeira hora para tentar restabelecer a normalidade.

Se é verdade que há ainda muito por fazer, sobretudo nas zonas altas do Funchal e nas zonas mais rurais, o que já foi feito em tão pouco tempo não pode senão dar ânimo para o mais rapidamente possível completar esta tarefa gigantesca de reconstrução.

Mas não queria também deixar de realçar o apoio e solidariedade incondicionais demonstrados por todos os Portugueses do Continente, Açores e diáspora.

Julgo particularmente relevantes as inúmeras iniciativas que surgiram da sociedade civil portuguesa que demonstrou ter a Madeira no seu coração e ser capaz de se organizar para responder a esta tragédia.

Tudo isto veio demonstrar, como tantas vezes já tinha afirmado, que as tentativas de criar uma divisão entre a Madeira e o resto do País eram totalmente fictícias.

Os discursos políticos separatistas e independentistas de alguns que tentaram demagogicamente criar uma realidade virtual foram completamente esvaziados. Está provado que esses discursos não têm fundamento nem base de apoio!

Espero apenas que a memória de quem costuma proferir tais discursos não seja curta e não venham, sob um qualquer pretexto mais ou menos mesquinho, voltar a acenar com essa ridícula bandeira...

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 14, 2010

Passeando por Munique IX



Alguns dos principais edifícios da cidade.

Etiquetas:

Passeando por Munique VIII

Etiquetas:

Passeando por Munique VII



Hofbräuhaus: provavelmente a mais conhecida cervejaria do mundo! E por boas razões: o ambiente aqui é extraordinário e é uma paragem obrigatória para quem visita esta cidade.

Adorei!

Etiquetas:

Passeando por Munique VI

Etiquetas:

Passeando por Munique V



O castelo de Neuschwanstein.

Etiquetas:

terça-feira, abril 13, 2010

Passeando por Munique IV



O estádio olímpico de Munique. Dentro do estádio as tendas do Cirque du Soleil.

Etiquetas:

Passeando por Munique III



O Olimpia Turm de onde se pode disfrutar de uma vista de 360º de Munique.

Etiquetas:

Passeando por Munique II



O emblemático edifício da BMW visto do topo do Olimpia Turm.

Etiquetas:

Passeando por Munique I



O interior da Residenz, palácio real onde habitavam os monarcas da Bavaria.

Inicialmente a Baviera era governada por duques mas apenas na epóca de Napoleão, e com o apoio deste, é que a Baviera passou de ducado a reinado. O seu primeiro rei foi Maximiliano Joseph.

Etiquetas:

sábado, abril 10, 2010

Missão Impossível: Combate à Corrupção no Brasil



Já não é de agora que Cidinha Campos tenta combater esse polvo gigantesco que é a corrupção no Brasil.

Mas não posso deixar de louvar a frontalidade e coragem desta mulher.

Temo no entanto que pouco mude por aquelas bandas e fico a pensar como seria se alguém no nosso parlamento atacasse a corrupção com esta ferocidade...

Etiquetas: ,

Passeando por Salzburgo VI



Na fortaleza de Hohensalzburg em mangas de camisa (quem diria!) e com o típico chapéu tirolês...

Etiquetas:

Passeando por Salzburgo V



O tecto da Catedral de Salzburgo.

Etiquetas:

Passeando por Salzburgo IV



Mozart é incontornável em Salzburgo ou não tivesse ele nascido nesta cidade!

Etiquetas:

Passeando por Salzburgo III



A vista de uma das várias pontes da cidade de Salzburgo.

Etiquetas:

Passeando por Salzburgo II



A bicicleta é sem dúvida o meio de transporte preferido em Salzburgo.

Etiquetas:

Passeando por Salzburgo I



Ao fundo a catedral de Salzburgo e no topo da montanha a fortaleza designada localmente como Hohensalzburg Castle.

Etiquetas:

Destino: Salzburgo




Após chegada ao aeroporto de Munique vindo de Lisboa num voo TAP fomos directamente para Salzburgo de comboio.

O comboio é sem dúvida o meu meio de transporte preferido: rápido, confortável, com a possibilidade de esticar as pernas enquanto caminhamos pelas carruagens e também de podermos apreciar calmamente as 'vistas'.

Devo no entanto realçar uma falha no comboio que nos levou até Salzburgo: não tinha espaço destinado a bagagens de maior porte...

Mas de facto a viagem Munique-Salzburgo é digna de ser apreciada!

Os Alpes, com o seu manto de neve, como pano de fundo, as planícies circundantes já verdejantes e as ocasionais típicas povoações faz-nos pensar que entramos num daqueles famosos postais alpinos.

A viagem durou perto de 2 horas mas o tempo não custou nada a passar...

Etiquetas: