quarta-feira, janeiro 27, 2010

PS-M e o OE: Quanto pior pior!

Constato, infelizmente já sem grande surpresa, que alguns dirigentes e militantes do PS-M estão desnorteados em relação às questões do Orçamento de Estado (OE) e da Lei das Finanças Regionais (LFR).

Para alguns a estratégia a seguir é lutar por um OE que seja o pior possível para a Região Autónoma da Madeira (RAM) porque dessa forma presumem que a séria crise que já se vive na RAM irá se agudizar e assim apressarão a queda do regime.

Discordo em absoluto desta estratégia!

Antes de mais porque encaro a política como uma actividade nobre mas apenas quando pretende contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Como tal não posso pactuar com qualquer estratégia que tenha como objectivo chegar ao poder a qualquer preço e que, para tal, contribua de forma consciente para piorar a situação das pessoas. E não há dúvidas que se este OE for aprovado ele irá contribuir para um agravamento da já difícil situação social na região.

Depois porque não é razoável a diferenciação que é feita entre os Açores e a Madeira neste OE. Sou o primeiro a admitir que as características específicas dos Açores (mais afastadas e constituídos por 9 ilhas) justificam uma maior verba que a atribuida para a Madeira mas a necessidade de reduzir o deficit não pode ser todo imputado à Madeira!

Que justificação pode haver para tão fraco investimento na Madeira quando existem tribunais e esquadras da polícia, cuja responsabilidade caí somente no governo da república, em tão mau estado enquanto se continua com o investimento nos Açores?

Se é necessário que todo o País faça um esforço de contenção tal deve ser aplicado a todo o território de igual forma!

Concordo que o PSD-M tem governado de forma desastrosa e que a situação que se vive actualmente é a maior evidência desse facto.

Também posso aceitar que o Governo da República, devido às provas existentes, não confie no Governo Regional para fazer uma gestão eficiente das verbas. Mas então nesse caso faça o investimento directamente: existem ainda inúmeras áreas que estão sob a tutela do Governo da República e nas quais é dever do Governo da República investir!

Se o investimento público faz parte da solução para o combate à crise no resto do território nacional que argumento existe para que o mesmo não se aplique à RAM?

O Governo da República que faça o investimento e não deixe, como já é costume, o Governo Regional fazer as inaugurações desses investimentos como se fossem seus. Isso sim é o erro que tem de ser emendado!

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 26, 2010

Sutra



Este passado fim-de-semana tive o prazer de assistir ao novo projecto de dança do coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui que se inspirou na técnica, força e espiritualidade dos monge Shaolin.

Desde miúdo que tenho um fascínio por estes monges e, como tal, não podia perder este espectáculo.

Valeu sem dúvida a pena não podendo deixar de realçar a fantástica composição musical tocada ao vivo!

O vídeo permite ter uma pequena ideia do espectáculo.

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Hapinness

"Happiness seems less a matter of getting what we want than of wanting what we have."

by David G. Myers

Etiquetas:

PS: Os Suspeitos do Costume

Jacinto Serrão venceu as eleições e volta a ser líder do PS-M.

Antes de mais envio os meus parabéns e os votos que este mandato possa servir para tornar o PS-M mais forte e uma alternativa credível de governação da RAM.

No entanto não posso deixar de notar que as figuras presentes junto ao novo líder são os suspeitos do costume...renovação é uma palavra desconhecida por aqueles lados!

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Eleições no PS-M: A Hora de Victor Freitas!

Amanhã é um dia importante para o PS-M: realizam-se as eleições para o novo líder.

Como expressei neste blog e em carta de leitor no DN-M gostaria que tivessem surgido mais candidatos e com eles um debate mais abrangente e relevante.

Mas as coisas são como são e é com a realidade que temos de lidar.

E a realidade é que amanhã a decisão é entre Jacinto Serrão e Victor Freitas.

Apesar de, por motivos profissionais, estar longe da região não deixo de me sentir na obrigação de fazer também uma escolha.

Atendendo ao momento crítico que o PS-M atravessa urge unir o Partido e apresentar propostas novas e viradas para o futuro! Chega de vitimização! A Região Autónoma da Madeira está mergulhada numa das maiores crises da sua história devido a uma governação autista e incompetente do PSD-M e é obrigação do PS-M se erguer e corresponder às suas obrigações! Os cidadãos madeirenses que enfrentam diariamente muitas dificuldades para sobreviver não querem mais ouvir queixinhas ou desculpas!

Sinceramente julgo que, entre os dois candidatos, Victor Freitas é o melhor e mais credível candidato para iniciar esta nova fase do PS-M.

Uma fase em que o rumo tem de ser claro e irreversível. Um discurso verdadeiramente de estado, com propostas concretas e bem fundamentadas, que permitam corrigir os muitos erros que a governação laranja vem cometendo.

Um rumo que o único interesse instalado seja o interesse maior da Madeira e da sua população em geral. Em que os concursos sejam entregues a quem faça melhor e de forma mais económica; em que o mérito corra com os amiguismos; em que os jovens sintam que podem prosperar e progredir na região sem terem cunhas; em que a esperança numa sociedade mais justa não seja uma miragem.

Viva a Madeira! Viva o PS-M!

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Recuperação Completa!

Faz hoje exactamente 8 meses que fui operado ao joelho após uma lesão contraída num treino da equipa de futsal do Clube PT. O diagnóstico de ruptura total do ligamento cruzado anterior e micro-ruptura do menisco interno não ofereceu dúvidas ou alternativas à cirurgia.

Ao fim de 8 meses e após uma última consulta o resultado não podia ser melhor: recuperação a 100%!

Felizmente estive entregue a um dos melhores ortopedistas do País: o Dr. Fernando Ferreira.

Resta-me portanto agradecer ao Dr. Fernando Ferreira pela sua enorme competência, paciência e capacidade para explicar de forma simples e ilucidativa todos os passos envolvidos nesta complexa cirurgia e respectiva recuperação e sempre mantendo uma simpatia que devia servir de referência para todos os profissionais de saúde.

Naturalmente o agradecimento estende-se a toda a equipa quer na Clínica Lambert quer no Hospital Particular de Lisboa.

Em nome da justiça devo também referir o correctíssimo diagnóstico do Dr. João Pita ao se aperceber da micro-ruptura do menisco, confirmada durante a cirurgia, que nem era referida na ressonância magnética.

Etiquetas: , ,