terça-feira, novembro 23, 2010

PT Inova na Cimeira da Nato



Decorreu no passado fim-de-semana a Cimeira da Nato em Lisboa e tive o prazer de fazer parte da equipa PT que trabalhou directamente na solução de voz e dados para a Cimeira.

Numa época tão propensa para as más notícias é de realçar a capacidade inovativa da Portugal Telecom que demonstrou, uma vez mais, a grande capacidade técnica que possui. Ficou provado perante o mundo que na área de telecomunicações Portugal não fica atrás de ninguém como aliás foi reconhecido pela própria organização.

Foi implementada uma solução de voz baseada num Servidor de Voz Virtual com 1300 extensões telefónicas que representa a maior infraestrurura telefónica virtual de sempre em Portugal.

Do lado dos dados foi implementada uma solução de acesso à Internet em Banda Larga com uplinks de 10Gbps com total securização, recorrendo a equipamentos e circuitos redundantes, e com uma largura de banda para cada utilizador de 100Mbps simétricos.

Etiquetas:

domingo, novembro 21, 2010

Investimentos Sem Retorno

Nos últimos tempos a situação económica de Portugal tem sido um dos temas mais mediáticos quer no panorama nacional quer no panorama internacional.

Apesar dos muitos debates na comunicação social sobre este assunto noto que a principal preocupação tem estado quase unicamente nas medidas que devem ser tomadas para inverter a actual situação.

Embora tal seja compreensível julgo igualmente necessário debater de forma séria as razões que levaram a esta situação pois só assim se poderão evitar que os mesmos erros sejam cometidos novamente no futuro.

De entre os vários erros cometidos nenhum se me afigura tão grave como os erros relativos a alguns dos investimentos efectuados. Isto porque, para além do desperdício que já representa um investimento sem retorno, como tais investimentos foram em boa parte financiados por empréstimos o Estado Português acaba por pagar a dobrar por esses erros: uma vez pelo retorno que não obteve do investimento e outra pelo pagamento do empréstimo e respectivos juros.

De entre estes maus investimentos gostaria de chamar à atenção sobretudo para os investimentos rodoviários pois esses constituíram um ponto comum a todos os Governos dos últimos 20 anos.

Poderia recorrer a vários exemplos de obras rodoviárias construídas em Portugal mas por uma questão de proximidade vou usar como exemplo a nossa Via Rápida.

Concordo absolutamente com a necessidade de construir a Via Rápida e, tendo em conta os constrangimentos da orografia da Madeira, a construção de uma Via Rápida com recurso a túneis era a solução que mais permitia reduzir as distâncias e aproximar as diferentes localidades da Madeira.

Até aqui tudo bem! O problema é que para realmente maximizar o retorno para a região deste investimento o Governo Regional tinha que ter tomado outras medidas que optou por não tomar.

Um exemplo emblemático são as alterações no sistema de saúde - que corresponde a uma das principais despesas no orçamento regional – que não foram feitas.

Com a Via Rápida os vários Centros de Saúde de cada concelho ficaram bastante mais próximos uns dos outros e, como tal, era perfeitamente possível reduzir o número de Centros de Saúde.

Se tivermos ainda em conta que muitos desses Centros nem têm médicos permanentes percebemos rapidamente que essa redução não teria impacto ao nível dos cuidados prestados. Até porque com a poupança na despesa que se obteria com a redução do número de Centros de Saúde era possível adquirir, por exemplo, uma ambulância extremamente bem equipada para cada concelho capaz de responder rápida e eficientemente às necessidades da população.

Naturalmente alterações desta amplitude teriam de ser planeadas e implementadas com tempo mas a questão é que neste momento, na situação financeira insustentável que Portugal se encontra, já não haverá mais esse tempo e muitas destas medidas serão tomadas sem o devido planeamento.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, novembro 19, 2010

Uma Lenda com 5 Anos!



A Lenda de Machim faz hoje 5 anos de existência!

Com períodos de actividade mais ou menos intensa lá tenho conseguido manter alguma regularidade.

Neste exacto momento encontro-me, por razões profissionais, na Cimeira da Nato e como tal a falta de tempo não permite me alongar muito mais...

Resta-me apenas agradecer a quem visita este blog o interesse e os comentários. Bem hajam!

Etiquetas: ,

terça-feira, novembro 16, 2010

Diário de Notícias da Madeira vence European Newspaper Award



O DN-M venceu o European Newspaper Award 2010 na categoria de jornais locais!

Trata-se da primeira vez que um jornal português vence um destes prémios nas 12 edições já realizadas o que reforça a qualidade gráfica e jornalística do DN-M.

Muito parabéns ao DN-M e a todos os que colaboram diariamente com este jornal que é já uma referência do jornalismo regional e nacional.

Infelizmente não podia deixar de referir os ridículos comentários do Dr. Alberto João Jardim! Sem pelo menos dar os parabéns por tão prestigiante prémio que enaltece também o nome da Madeira, o Presidente do Governo Regional limitou-se a insinuar que tal prémio teria sido pago pelo DN-M...simplesmente vergonhoso mas tristemente normal de quem vem!

Etiquetas: ,