sábado, maio 30, 2009

Gasoduto na África Oriental



De acordo com a West African Gas Pipeline Company o gasoduto internacional da África Oriental, que liga a Nigéria ao Gana passando pelo Benim e pelo Togo, estará pronto até ao final do ano.

O gasoduto passará em grande parte pelas águas ao largo da costa dos quatro países e terá 678 quilómetros de comprimento.

Trata-se uma cooperação relevante entre estes países cujo elevado investimento eu espero que possa contribuir para o continuar da estabilização do ambiente político e social que já se verifica naquela região.

De facto sou da opinião que uma das melhores formas para estabilizar politicamente África é através da criação de interesses económicos comuns entre os países vizinhos.

Etiquetas:

CPLP: Conclusões do 11º Encontro dos Ministros da Defesa

Terminou na passada quinta-feira o referido encontro tendo sido possível chegar a um entendimento relativamente à maioria das questões agendadas:

1- Foi aprovada a criação dos Centros de Excelência de Formação

2- Entendimento para a realização dos exercícios Felino 2009

3- Entendimento para uma maior coordenação em áreas fundamentais da CPLP, designadamente entre as áreas político-diplomática, de defesa, de segurança interna e da inteligência.

Que estes entendimentos possam ser colocados efectivamente em prática.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 29, 2009

Levantamento das Plataformas Continentais na CPLP

Portugal e Brasil tornaram ontem pública a disponibilidade para ajudar os restantes países da CPLP a procederem ao levantamento das respectivas plataformas continentais.

Estando esse levantamento concluído por parte de Brasil e Portugal estão agora disponíveis os necessários recursos e know-how que podem permitir que seja feito o mesmo para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Esta iniciativa é muito importante pois a maioria destes países possuem ou prevê-se que possuam enormes riquezas nas suas costas.

Etiquetas:

Conteúdos Lusófonos na Internet

O Instituto Cultural Brasil Plus pretende colocar em funcionamento até 2010 a Plataforma Lusófona de Intercâmbio de Conteúdo e TV CPLP Via Web.

Esta plataforma disponibilizará os conteúdos televisivos de todas as estações televisivas estatais dos países da CPLP.

Esta iniciativa será tornada pública no encontro das TVs de Língua Portuguesa que decorrerá dia 5 de Junho no âmbito do 10º Forum Brasil - Mercado Internacional de Televisão.

Etiquetas: ,

Terra ao Desbarato!

Vários países africanos, entre os quais Moçambique, estão a vender terra por 5 euros o hectare!

Etiquetas:

quinta-feira, maio 28, 2009

Redes de Nova Geração para Zonas Rurais

O Governo arrancou ontem com os concursos para a construção de redes ultra-rápidas de telecomunicações (velocidades mínimas de 30Mbps) nas zonas rurais.

Tratam-se de concursos regionais que abrangem 136 concelhos inseridos em 5 regiões: Centro (43 concelhos), Alentejo (31 concelhos), Algarve (5 concelhos), Açores (12 concelhos) e Madeira (1 concelho).

Os vencedores destes concursos serão obrigados a disponibilizar a rede aos restantes operadores, de acordo com condições ainda não divulgadas.

Na minha opinião a decisão de avançar com este investimento é extremamente importante. Até agora o que se tem visto é que as zonas rurais em Portugal têm ficado para trás em relação aos investimentos que os operadores têm feito nas grandes centros urbanos agravando o fosso entre as regiões mais ricas e as mais pobres.

O acesso a uma rede de telecomunicações moderna é uma condição necessária, se bem que não suficiente, para promover o desenvolvimento de qualquer região. Contudo como o retorno desse investimento nas regiões mais rurais é reduzido os operadores de telecomunicações têm adiado sucessivamente esses investimentos.

O governo contribui assim decisivamente para que esse fosso possa vir a ser reduzido.

Evidentemente que muito mais precisa de ser feito para reduzir as assimetrias existentes entre as várias regiões do nosso país mas este é, indubitavelmente, um passo na direcção certa.

Etiquetas: ,

Estratégia de Cooperação para a Defesa na CPLP

Como referi num post anterior termina hoje o 11º Encontro de Ministros de Defesa da CPLP.

Entre os 10 pontos na agenda chamo particular atenção para 3 pontos:

1- Centros de Excelência de Formação em Operações de Paz: pretende-se harmonizar os processos de intervenção em operações de paz e criar áreas específicas de excelência em cada um dos países. Assim enquanto um país se especializará na componente naval outro poderá se especializar nos fuzileiros, de acordo com as realidades desses países. Este aproveitamento de sinergias permitirá que a CPLP possua uma força eficiente e eficaz para actuar em cenários de operação de paz.

2- Análise das questões internacionais e das implicações político-militares no contexto regional: aqui é de salientar a atenção que será dada à questão da segurança marítima, que se tem tornado particularmente importante devido aos recentes casos de pirataria nas costas do continente africano. Aqui Brasil e Portugal têm um papel particularmente importante, quer em termos de dotação de meios e formação, pois as respectivas frotas navais são superiores e mais experientes do que a dos restantes países da CPLP.

3- Entendimento para a realização do exercício militar da série "Felino" 2009: estes exercícios são essênciais para operacionalizar os procedimentos e estabelecer um maior conhecimento entre as várias forças armadas de cada país.

Etiquetas:

quarta-feira, maio 27, 2009

CPLP e Parcerias Empresariais

Murteira Nabo, membro da direcção do Conselho Empresarial da CPLP, declarou ontem que é altura da CPLP 'fazer coisas e não apenas discursos'.

Apoio totalmente esta intenção e espero que esta visão mais prática e empreendedora se reflicta também em todas as outras iniciativas da CPLP.

Portugal ao abrir os seus horizontes para além da UE e ao iniciar verdadeiras parcerias com todos os países lusófonos, através da CPLP, que tenham em conta os interesses comuns desta comunidade está a aumentar exponencialmente a sua relevância no plano internacional.

Mas é preciso que esta atitude não tenha um objectivo meramente narcisista pois dessa forma serão iniciativas condenadas ao insucesso.

Etiquetas:

CPLP: 11º Encontro dos Ministros da Defesa

Está a decorrer em Luanda desde ontem e até amanhã o 11º Encontro dos Ministros da Defesa da CPLP.

Etiquetas:

Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa

Etiquetas:

terça-feira, maio 26, 2009

'A Nossa Língua é o Galego-Português'

Declaração de Caetano Veloso no seu concerto na Galiza em 21 de Julho de 2008.

Não sei se era o objectivo de Caetano Veloso mas esta declaração levou novamente para primeiro plano na Galiza a questão da língua Galega enquanto aspecto diferenciador do povo galego.

Etiquetas: ,

Debate sobre o Galego

Etiquetas:

Tristeza à moda de Edite Estrela!

Edite Estrela continua a ser a imagem daquilo que considero o pior tipo de político.

Quando em plena campanha para as eleições europeias foi confrontada por um cidadão que exigia um referendo ao Tratado Europeu e, faltando capacidade ou vontade para explicar a triste opção do PS de não fazer o prometido referendo, limitou-se a soltar um:

'Há-de ser feito. Há-de ser feito.'

Mas isto é uma grande novidade! Afinal o PS mudou de ideias? Será feito quando? E com que objectivo?

A mim parece óbvio que não será feito coisa nenhuma...foi apenas uma maneira fácil e sem escrúpulos de evitar a pergunta.

Mas é isto uma maneira ética de fazer política??

Etiquetas:

Debate sobre a Europa Procura-se

Alguém viu por aí um debate sério sobre a União Europeia? É que os partidos já andam em campanha há muitos dias e ainda só vi debates estéreis e uma tentativa de transformar as eleições europeias num referendo à política do Governo!

Realmente triste quando a própria classe política não distingue as várias eleições...

Eu sei que o tema europeu é complexo e que muitos cidadãos estão cpmpletamente a leste do que se passa no parlamento europeu mas não competia aos políticos tentarem simplificar e explicar decentemente a sua visão para o futuro da União Europeia?

É assim que esperam motivar os cidadãos a votarem dia 7 de Julho?

Etiquetas: ,

Já era tempo...



De alguém denunciar a qualidade deplorável do jornalismo que se faz na TVI!

Uma vez que há muito tempo deixei de ver este canal não tive oportunidade de ver a entrevista em directo mas, de qualquer forma, acho que o Marinho Pinto disse corajasamente na cara de Manuela Moura Guedes aquilo que todos os que defendem um jornalismo competente, baseado na verdade e na investigação séria pensam.

Será desta que a tiram do ar?

Etiquetas:

sábado, maio 16, 2009

Benvindo Sr. PM ou tomem lá que é para aprenderem!

Foi verdade! O Primeiro-Ministro foi à Madeira!

Surpreendendo alguns, enraivecendo outros e envaidecendo alguns lá a Madeira teve direito durante um dia à presença do PM.

Mas o que quero salientar é o comportamento dos Madeirenses que, ao contrário do que a cada vez mais generalisada comunicação social drácula (porque sedenta por sangue...)portuguesa esperava, mostrou enorme elevação: quem quis foi saudá-lo, quem não quis entreteve-se com a sua vida (que têm mais que faça) e não houve pachorra para manifestações orquestradas anti-Sócrates.

Ouvi, quase me atirando ao chão a rir, num programa da Antena 1 que desconheço o nome com 4 comentaristas (e vou tentar permanecer nessa ignorância), a admiração por as únicas manifestações da população madeirense terem sido de apoio e boas vindas...

É o problema, de que nos apercebemos ainda melhor quando por acaso conhecemos bem o tema do debate, de existirem comentadores que adoram falar de tudo e do tudo que por vezes desconhecem absolutamente!

A maioria dos comentadores e da comunicação portuguesa tem uma ideia pré-concebida da realidade madeirense (em geral) sem qualquer conhecimento da realidade local.

E depois, quando acontecem estas coisas que não batem certo com essas ideias pré-concebidas, ficam estupefactos!

Afinal parece que a sociedade madeirense não é assim tão básica como eles gostam de retratar, não é?

Não fiquei propriamente surpreendido mas confesso que de qualquer forma agradou-me ver o que se passou!

A Madeira deu uma lição de cidadania! Tomem que é para aprenderem!

Parabéns aos Madeirenses!

Etiquetas: ,