quarta-feira, novembro 28, 2007

Música de Portugal: Madredeus

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 26, 2007

Será este Governo espanhol?

Claramente os espanhóis tomam este Governo, liderado por José Sócrates, por parvo. E este continua impávido e sereno qual pateta alegre.

Senão vejamos: tendo o banco francês Crédit Agricole adquirido 19,5% do banco Bankinter veio o vice-presidente do governo espanhol questionar esta operação.

E porquê? Pela presença excessiva de capital público francês no Crédit Agricole pois 60% deste banco está nas mãos de mutualidades que, por estatuto, não podem perder o controlo sobre o banco.

E o que é que isto tem a ver com Portugal?

Nos últimos tempos temos verificado uma verdadeira invasão económica espanhola, muita da qual com o apoio, directo ou indirecto, das famosas "cajas de ahorro" que, sendo entidades públicas, também têm no seu estatuto que não podem ser compradas.

Os casos são inúmeros desde a La Caixa, detida pelo governo autónomo da Catalunha, que adquiriu já 25% do BPI até a mais recente investida da Abertis, empresa cujo principal accionista é o La Caixa, que se tornou no principal accionista da Brisa.

E o que é que se tem ouvido por parte do Governo Português? Nada!!

Aparentemente o executivo de José Sócrates acha que este tipo de operação é apenas o mercado a funcionar. Mas o mercado só funciona realmente quando as regras são as mesmas em todo o lado.

Infelizmente, como é bem sabido, não é isso que se passa em Espanha onde os investimentos estrangeiros, e os portugueses não são excepção, enfrentam inúmeras barreiras.

Etiquetas: ,

Lei das Rendas: Tudo na Mesma

Os últimos dados tornados públicos sobre o efeito da nova lei sobre o arrendamento são perfeitamente confrangedores: até dia 20 de Novembro os processos de actualização de rendas rondavam os 200.

É preciso encarar esta realidade com seriedade e chamar os bois pelos seus nomes. Estes resultados representam um verdadeiro fracasso desta nova lei.

Obviamente que não é objectivo desta lei promover o mercado de arrendamento visto que ela incide precisamente sobre as propriedades que já se encontram arrendadas há muitos anos. Mas ela deve, sem qualquer dúvida, incentivar os proprietários a fazerem obras em prédios que se encontram, com muita frequência, extremamente degradados.

Caso contrário esta lei simplesmente não tem nenhum interesse!

Etiquetas: ,

sexta-feira, novembro 23, 2007

Governo sem Valores



Sou da opinião que a política externa de uma País deve também ser um reflexo para o resto do mundo dos valores que defendemos e acreditamos.

Pessoalmente acredito na Liberdade, Democracia e Igualdade entre cidadãos.

Aparentemente o Governo liderado por José Sócrates ou não tem valores ou está disposto a esquecê-los a troco de qualquer mínima vantagem económica ou ameaça.

Primeiro foi a vergonha de se ter recusado a receber o Dalai Lama, devido a pretensas ameaças por parte da China. E agora recebe o presidente da Venezuela, que tem evidentes tendências ditatoriais, e nem uma palavra se ouve a respeito do que se passa.

Não sou daqueles que apoia um ditador se tiver determinadas tendências políticas e critica outro ditador se já tiver tendências políticas contrárias!

Seja de esquerda ou direita um ditador merecerá sempre a minha crítica.

No caso de Chavez, querer mudar a constituição para permanecer no poder ad eturnum ou mandar fechar canais de televisão por defender ideias contrárias às suas merece de imediato entrada na minha lista de ditadores que não merecem qualquer apoio ou solidariedade.

Infelizmente, como vem sendo costume neste Governo, todos os valores têm um preço...

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 22, 2007

A Primeira Aldeia Global



Uma interessante abordagem feita por um autor estrangeiro, neste caso inglês, sobre a história de Portugal.

Descobri o livro por acaso mas revelou-se uma feliz coincidência, que me permitiu ter uma visão mais completa sobre temas que não são usualmente referidos quando se fala sobre a história do nosso país.

Gostei particularmente da parte sobre a formação de Portugal onde o escritor revela alguns pormenores que me eram desconhecidos.

Outro episódio interessante que desconhecia foi o que sucedeu logo após a independência de Espanha. Portugal para garantir o apoio de Inglaterra na defesa contra Espanha ofereceu Tânger e Bombaim, proposta que foi aceite pelos ingleses. O último recurso para fazer os ingleses aceitarem a proposta seria a entrega da Ilha da Madeira.

E mais não conto...

Etiquetas:

terça-feira, novembro 20, 2007

Acesso à Internet na CPLP




Nos últimos tempos tem existido um grande debate em relação à Blogosfera e aos comentários anónimos.

Mesmo ao nível de vários países, como Itália, França e mesmo Portugal, vários governos têm afirmado o seu interesse em controlar de alguma forma este meio de comunicação.

Apesar de concordar que este é um meio de se puder dizer o que se quer, podendo eventualmente cair na difamação sem fundamento nem provas, sou da opinião que as vantagens superam largamente as desvantagens.

Consigo também compreender como a Blogosfera, em Governos frágeis e com uma certa tendência ditatorial ou de censura, pode ser extremamente incómoda: é virtualmente impossível ser controlado por um pequeno grupo ligado ao poder!

Mas toda esta problemática fez-me pensar sobre o peso real que a Blogosfera teria nos países que constituem a CPLP. O facto mais importante para efectuar essa análise é indubitavelmente o acesso à Internet que existe em cada um desses países.

Recorri para obter essa informação a uma página que permite efectuar análises estatísticas. Infelizmente não possuia dados sobre Timor Leste mas, apesar disso, permite ficar com uma excelente ideia sobre a penetração da Internet nos países que constituem a CPLP.

A conclusão é que, pelo menos até 2004, a penetração, especialmente nos páises africanos, fica ainda muita aquém de valores que se encontram para os páises mais desenvolvidos do mundo. Obviamente que isso não constitui propriamente uma surpresa mas permite ficar com uma ideia da dimensão deste problema.

Alguma surpresa apenas para os excelente valores, quando comparados com os valores tipicos para os países do continente africano, de São Tomé e Princípe e mesmo Cabo Verde.

Mesmo tendo em conta que são países bastante pequenos não deixa de ser interessante o que tem sido conseguido em termos de penetração da Internet...

Chegamos assim à conclusão que na CPLP a Blogosfera é um fenómeno que está ainda longe de poder influênciar grandes massa de população.

Infelizmente? Eu diria que sim, mas digam de vossa justiça!

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 19, 2007

Música de Cabo Verde: Nancy Vieira

Etiquetas:

2 Anos de Lendas



Pois é caros visitantes! Faz hoje exactamente dois anos que iniciei este blog e, com mais ou menos actividade, espero continuar mais uns tempinhos...

quinta-feira, novembro 15, 2007

Radio Swiss Jazz

Esta é, desde há muito, a minha rádio online preferida.

24 horas de jazz de altíssima qualidade...

Para quem gosta cá fica a dica!

Etiquetas:

Estupidez do dia...



De acordo com uma notícia do Público de hoje uma vítima de violação da Arábia Saudita foi condenada a 6 meses de prisão e 200 chicotadas?!!!

Para melhorar este cenário ainda retiraram a licença à sua advogada por esta ter recorrido da sentença!

Quanto aos violadores, esse elemento aparentemente acessório no caso, foram condenadas em primeira instância a penas entre 1 e 5 anos de prisão e, após o recurso, as penas passaram de 2 a 9 anos.

A razão pela qual a mulher foi condenada foi por, na altura do crime, estar sozinha no carro com um outro homem sendo ambos solteiros...sim, porque caso não saibam, se qualquer dos dois fosse casado, pela lei muçulmana, a cara senhora deveria ser apedrejada até à morte...

E tudo isto no século XXI!!!

Ainda acredito que um dia destes vou ver a primeira revolução iniciada exclusivamente por mulheres num destes países arábes...e podem desde já contar com o meu apoio!

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 14, 2007

E por falar em leis disparatadas...



E por, nos posts anteriores, ter falado de leis e procedimentos disparatados lembrei-me de um assunto que pretendia há alguns dias abordar.

Foi referido em todos os noticiários nacionais que Fátima Felgueiras estava a utilizar dinheiros da Câmara Municipal de Felgueiras para pagar os custos da sua defesa nos processos em que é acusada de apropriação de bens e dinheiro da autarquia (alguém nota aqui alguma incongruência?!).

Continuavam os noticiários dizendo que não havia certeza que esse dinheiro, caso a arguida fosse considerada culpada, pudesse ser recuperado pela autarquia uma vez que Fátima Felgueiras declarou não possuir bens próprios (?!).

Diziam ainda que tudo isto era perfeitamente legal, afirmação confirmada pelos mais doutos advogados...

Compreendo que exista este tipo de protecção tendo em conta as funções específicas dos autarcas mas e se implementassem uma pequena medida de protecção para as câmaras municipais como obrigar que quem recorre a esses 'empréstimos' apresente garantias bancárias?

É que não me apetece muito pagar impostos para subsidiar a defesa de autarcas corruptos...

Etiquetas: ,

Auditoria Arquivada

Depois da boa notícia matinal eis que, no mesmo dia, surge uma notícia insólita.

De acordo com o DN-Madeira o processo da auditoria à Câmara do Funchal terá sido arquivado por ter sido detectado pelo, sempre eficiente nestes casos, Ministério Público(MP) um erro básico, ou seja pura incompetência, por parte dos serviços de inspecção da Secretaria Regional de Finanças.

Supostamente a única possibilidade de recorrer cabe ao Governo Regional, para o qual tem um mês.

Não sendo jurista não posso falar em termos legais. Não sei se o que é afirmado no DN-Madeira ou por Orlando Ventura, magistrado do MP responsável pelo arquivamento, em entrevista ao mesmo jornal está correcto em termos jurídicos.

Mas para um cidadão comum, como é o meu caso, existem aqui várias questões que não fazem sentido:

1º - Tendo nesta auditoria sido detectadas infracções, mesmo que a auditoria tenha sido arquivada, não deveriam as autoridades competentes, que no meu ponto de vista são o MP e a Polícia Judiciária, instaurar um processo criminal para investigar, desta vez sem actos de incompetência propositada ou não, o que realmente se passa na Câmara Municipal do Funchal?

2º - Num estado que se quer de direito não devem ser as finanças públicas, para as quais todos os cidadãos contribuem, um assunto de máxima importância? Ou pelo menos de importância suficiente para, quando existem este tipo de indícios, se dar início automaticamente um processo de investigação judicial? Deve-se ficar à espera que seja um Governo Regional, que por acaso até é da mesma cor política da que governa a câmara, a recorrer da decisão de arquivamento? Ao menos em países federais, como os EUA ou a Alemanha, este tipo de crime são considerados crimes federais e não são tratados localmente, o que se calhar faz algum sentido...

3º - Não é exigível que, sabendo-se o que consta no relatório da auditoria, o Governo Regional recorra de imediato da decisão de arquivamento?!! Não deve o Governo Regional ser o primeiro interssado em garantir que os dinheiros que vão para as câmaras municipais são geridos de forma eficiente e sem prejuízo para os cidadãos?!!

De qualquer forma, e voltando à notícia do meu post anterior, parece-me que, pelo menos, a equipa de Maria José Morgado tenha já aqui pano para mangas. Aguardemos...

Etiquetas: ,

Corrupção sob Investigação



O dia começou com uma excelente notícia: de acordo com o DN o procurador-geral entregou o dossier da corrupção na Madeira à equipa de Maria José Morgado.

Já chegou mais do que a altura de se fazer uma investigação séria e profunda sobre os negócios estranhos que se passam por esta ilha. Por outro lado, este clima de permanente suspeição também não era útil para os empresários sérios que também existem na RAM.

Aguardemos pelas cenas dos próximos episódios...

Música de Moçambique: Djaaka

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 12, 2007

Música de Cabo Verde: Tito Paris

Etiquetas:

domingo, novembro 11, 2007

Quem deve teme?

Muito 'interessantes' é como eu classifico as declarações de Alberto João Jardim (AJJ) ao DN-Madeira.

Diz o líder do PSD-M que "as reivindicações do PS-Madeira não eram no interesse do povo madeirense, mas no sentido de aumentar o poder repressivo da República na Região."

Ora, se bem me recordo, as exigências da direcção do PS-M consistiam em que fosse contemplado no Orçamento de Estado (OE) de 2008 as verbas necessárias para melhorar as instalações de vários Tribunais e da sede da Polícia Judiciária na Madeira.

Devo portanto concluir que para AJJ dar condições de trabalho às pessoas que diariamente labutam nesses locais degradados e, dessa forma, proporcionar uma melhor qualidade do trabalho lá realizado é "aumentar o poder repressivo da República na Região".

Para mim o trabalho que essas instituições realizam, quer se esteja a falar dos Tribunais quer da Polícia Judiciária, são essênciais para garantir uma sociedade justa e onde os crimes, sejam de que natureza forem, não escapam incólumes.

AJJ, pelo contrário, deve achar que estas instituições são meras ferramentas de um qualquer regime ditatorial que tem como objectivo reprimir a Região Autónoma da Madeira (RAM) através do combate ao crime que cá existe?!!

Sim, de facto seria bem melhor para muitos que por aí pairam que estas instituições simplesmente não existissem ou, caso isso não fosse de todo possível, que respondessem directamente ao poder laranja.

Totalmente disparatas são como, no mínimo, se podem classificar estas declarações. Porque se quem não deve não teme falta apenas saber que teme AJJ...

Etiquetas:

Apenas Garganta e Falta de Coragem

Já estava a estranhar: uma discussão do Orçamento de Estado (OE) sem o ruído de fundo que sempre constituem as declarações patéticas de Gabriel Drumond.

Mas, mostrando uma vez mais a sua previsibilidade, cá está a encenação do costume. Gabriel Drumond com as suas ridículas ameaças de declaração de independência e o silêncio usual do líder do PSD-M, Alberto João Jardim.

De facto, ao fim de tantos anos de ameaças não concretizadas, esta situação já ultrapassou há muito o limite do razoável. Se o PSD-M é, como tanto gosta de afirmar, um partido corajoso só tem uma de duas opções. Ou o seu líder desautoriza publicamente o seu deputado ou então significa que pactua com essas afirmações e portanto tem de avançar para a declaração de independência unilateral ou, no mínimo, para um referendo ao povo Madeirense.

Qualquer outra solução confirmará que a estratégia de há tantos anos do PSD-M não passa de mera e vergonhosa bazófia!

Obviamente que sei que este desafio nunca será aceite porque, apesar do faz-de-conta do PSD-M de que todas as suas posições são o reflexo do desejo do povo Madeirense, o partido do governo sabe bem que a esmagadora maioria da população da Região Autónoma da Madeira (RAM) é orgulhosamente Portuguesa.

O único problema é que uma vez que o Governo da República, quer seja liderado pelo PS ou pelo PSD, já percebeu que as ameaças não passam de brincadeiras de mau gosto as mesmas já não têm qualquer valor. Quanto muito servirão apenas para piorar a imagem que os menos informados dos nossos restantes compatriotas têm da Madeira. E se isso é um objectivo deste PSD-M é um objectivo que merece apenas o meu profundo desprezo.

E já agora meus caros PSDs, uma vez que aparentemente conhecem a expressão mas não o seu significado, isto é que é chicana política!

Etiquetas:

Curiosidades Cibernautas: Anna Abreu




Pois é...uma vez mais as minhas viagens pelo mundo da Internet permitiram uma descoberta musical desta vez com sangue português.

Estava a escrever um post sobre a CPLP e a difusão do Português nesse universo e encontrei na página do Departamento de Língua Românicas da Universidade de Helsínquia material particularmente relevante para a análise que estava a fazer.

Reparei então que a responsável desse material era a Dra. Liisa Melo e Abreu...e ao procurar no google por este nome descubro o de Anna Abreu.

Aparentemente a moçoila foi finalista do programa Ídolos finlandês e na final cantou a música da Ala dos Namorados 'Solta-se o Beijo'.

Só me falta descobrir se ela é filha da Dra. Liisa Melo e Abreu da Universidade de Helsínquia...palpita-me que sim.

Etiquetas:

CPLP e a Língua Portuguesa: Encarar a Realidade



Como referi no post anterior, um dos três objectivos da CPLP é a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

E, de facto, a necessidade de projectos de difusão da língua portuguesa, dentro dos próprios países que integram a CPLP, é um facto inegável.

Senão vejamos, de um universo de cerca de 224 milhões de habitantes (de acordo com os dados demográficos da ONU) as estimativas são de que apenas cerca de 210 milhões falem português. Pode não parecer uma estimativa muita má mas se nos recordarmos que Portugal e Brasil, em que 100% da população fala português, possuem uma população de cerca de 189 milhões rapidamente percebemos que do restante universo de 35 milhões apenas 13 milhões falam português, o que representa apenas 40% dessa população.

Do meu ponto de vista é urgente que esta situação seja rapidamente melhorada. Obviamente que, uma vez que todos os países da CPLP têm como língua oficial o Português, a tendência será para que toda a população passe a dominar a língua de Camões.

Ainda relativamente a toda esta problemática, não poderia deixar de referir o papel fundamental que a RTP-África e RTP-Internacional têm tido no papel da difusão do Português!

Contudo, é preciso ter noção que o acesso a estes canais pelas populações dos meios rurais africanos é basicamente nulo. Aqui outro tipo de projectos é necessário...


Links:

Departamento de Língua Românicas, Universidade de Helsínquia

English Made in Brazil


Referências:

Schütz, Ricardo. "O Inglês e o Português no Mundo." English Made in Brazil . Online. 4 de agosto de 2003.

Etiquetas:

CPLP: Os Objectivos

Em relação aos objectivos da CPLP podemos ler no site oficial que:

"A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira. A Organização tem como objectivos gerais:

A concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional;

A cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social;

A materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.


A CPLP é regida pelos seguintes princípios:

Igualdade soberana dos Estados membros;
Não-ingerência nos assuntos internos de cada estado;
Respeito pela sua identidade nacional;
Reciprocidade de tratamento;
Primado da paz, da democracia, do estado de direito, dos direitos humanos e da justiça social;
Respeito pela sua integridade territorial;
Promoção do desenvolvimento;
Promoção da cooperação mutuamente vantajosa."

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 08, 2007

Tiro no Pé

Foi aprovado o Orçamento de Estado para 2008 com os votos a favor de todos os deputados socialistas, incluindo os deputados eleitos pelo PS-M.

Estes não acataram assim a solicitação da actual direcção do PS-M para que se abstivessem na votação da generalidade como forma de pressão para que o Governo da República aumente o investimento na Região Autónoma da Madeira (RAM) nas áreas sob sua tutela.

Não sei se Maximiano Martins, Jacinto Serrão e Júlia Caré votaram a favor porque não concordam com a direcção do PS-M ou porque tiveram medo das represálias que as ameaças de José Sócrates deixavam antever mas, independentemente das razões, a verdade é que, uma vez mais, o PS-M volta a dar um tiro nos pés e a abrir os flancos para um ataque sem misericórdia por parte do PSD-M.

As notícias de última hora indicam que os deputados madeirenses apresentaram uma declaração de voto em que fazem alusão às reivindicações de mais investimentos do Governo na Região Autónoma da Madeira.

Considero, contudo, que esta atitude dos deputados é insuficiente para evitar que a nova direcção do PS-M seja alvo de ataques e chacota por parte do PSD-M. As usuais críticas de falta de unidade interna do PS-M vão abundar por estes dias.

Agora, para que o descrédito não seja total, resta à direcção do PS-Madeira retirar a confiança política aos deputados em causa.

Etiquetas:

Teria sido um belo investimento...

As acções da Google atingiram na última terça-feira o seu máximo histórico de 738,38 dólares por acção.

A Google foi cotada em bolsa em 2004 com um valor de 85 dólares por acção, ou seja, em apenas 3 anos as acções já valorizam 768,68%.

Só tenho pena de não ter investido nessa altura...

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 07, 2007

Inspecção à Câmara Municipal do Funchal

O relatório de inspecção administrativa e financeira, efectuado pela Vice-presidência do Governo Regional, continua na ordem do dia: ontem, uma vez mais, o PSD não compareceu na reunião extraordinária convocada por toda a oposição camarária.

Alegam os elementos do PSD que a sua ausência dessas reuniões se prende com o facto de não quererem fazer parte de 'chicane política' (logo o PSD Madeira!!) e que a oposição pretende somente manter o caso na ordem do dia.

Estas afirmações vêm comprovar que os elementos do PSD na CMF são especialistas em encontrar verdades de La Palice: é tão verdade que a oposição pretende manter o relatório, e as irregularidades lá descritas, na ordem do dia como é verdade que o PSD-Madeira adoraria que ele nunca tivesse sido tornado público.

É evidente que politicamente cada lado tenta aproveitar da melhor forma possível.

Mas o que está realmente em causa é um caso de polícia: é necessário que as irregularidades detectadas sejam investigadas aprofundadamente pelos orgãos próprios (leia-se Polícia Judiciária) por forma a determinar se as mesmas são apenas questões processuais ou o topo de um iceberg de corrupção.

domingo, novembro 04, 2007

Chasing Cars



We'll do it all
Everything
On our own

We don't need
Anything
Or anyone

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

I don't quite know
How to say
How I feel

Those three words
Are said too much
They're not enough

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

Forget what we're told
Before we get too old
Show me a garden that's bursting into life

Let's waste time
Chasing cars
Around our heads

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

Forget what we're told
Before we get too old
Show me a garden that's bursting into life

All that I am
All that I ever was
Is here in your perfect eyes, they're all I can see

I don't know where
Confused about how as well
Just know that these things will never change for us at all

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

Snow Patrol

quinta-feira, novembro 01, 2007

Casa das Mudas: 2 em 1!




Pois é, às vezes acontecem coisas assim. Fui à Casa das Mudas para ver a exposição Berardo e descobri que também lá estava a exposição de serigrafia de António Inverno.

Na foto uma das suas criações: Tauromaquia.

Se já era mais do que suficiente, para uma ida à Casa das Mudas, a exposição Berardo agora é que não há mesmo desculpa para não passar por lá!

Etiquetas:

Corpo e Matéria, 5 Artistas na Madeira



Fui hoje visitar a exposição da colecção Berardo "Corpo e Matéria, 5 Artistas na Madeira" no Centro das Artes - Casa das Mudas.

Fiquei particularmente impressionado com a obra da dupla DDiArte mas toda a exposição é imperdível.

A aproveitar!

Etiquetas:

Funchal International Film Festival




Tem início amanhã a 3ª edição do Funchal International Film Festival.

O programa desta edição conta com uma homenagem a Michelangelo Antonioni e ao cinema brasileiro com a exibição de filmes dos realizadores Jorge Furtado, Paulo Nascimento e Jorge Durán (e não Jorge Durain como incorrectamente surge no cartaz!).

Etiquetas: